A Justiça Eleitoral reuniu nesta segunda-feira (4) diretores e representantes de colégios de Londrina em uma campanha que busca a incentivar jovens menores de 18 anos a participarem das eleições.
Ao todo, 80 diretores e representantes de colégios públicos e particulares aprenderam a fazer o título de eleitor pela internet, para demonstrar para os estudantes, posteriormente, como é simples tirar o documento.
Para o juiz eleitoral de Londrina, Maurício Boer, o evento foi de suma importância para engajar as escolas quanto ao processo eleitoral. "Queremos que o quanto antes, os alunos comecem a se interessar por temas eleitorais. São eles, nós, que vamos definir o destino do país através das eleições”, disse Boer.
Amanda Marconi, gerente executiva do Senac de Londrina, viu com bons olhos a iniciativa e vai colocar o conhecimento em prática com os alunos. "Nós vamos fazer uma campanha com os nossos menores aprendizes para que eles exercitem a cidadania”, afirmou a gerente.
Segundo o diretor do colégio Marcelino Champagnat, a unidade tem 1,5 mil alunos. 600 deles já podem votar, por isso, o objetivo agora vai ser motivá-los a participar. “É o momento que eles devem, através do voto, legitimar aquele candidato que eles têm desejo que governe o país, seja um deputado, um governador”, comentou Claudecir Almeida da Silva, diretor do colégio.
Segundo dados da justiça eleitoral, 854 mil jovens com menos de 18 anos fizeram o título de eleitor até março. Número bem abaixo do esperado. Nos últimos 20 anos, o número de eleitores entre 16 e 17 anos caiu de 3 milhões para 2 milhões.