A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), está disponibilizando 60 vagas para o Curso Preparatório de Inglês para alunos de 5º ano, promovido em cinco escolas municipais. Trata-se de um projeto piloto, cujo objetivo é oportunizar o contato sistematizado com a Língua Inglesa, uma vez que, no próximo ano, os estudantes contemplados estarão no 6º ano e, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a oferta desta língua é obrigatória.
As aulas do curso serão remotas, realizadas pela plataforma Google Classroom/Google Meet, ministradas por alunas do curso de Letras e Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da UEL, integrantes do projeto de extensão Teachers of English in Action (TEIA), que conta com professores e alunos de outras universidades e de outros estados. A iniciativa também faz parte do grupo de pesquisa da UEL “Felice”, e as aulas serão acompanhadas pela coordenação do projeto de ensino de Inglês Londrina Global/SME.
As vagas foram disponibilizadas para alunos de 5º ano das cinco unidades que mais acessaram as videoaulas do Projeto Londrina Global, em 2021. São contempladas as escolas municipais Maestro Roberto Pereira Panico, Sonia Parreira Debei, Cecília Hermínia, Carlos da Costa Branco e Nara Manela.
O Londrina Global é uma iniciativa da SME, voltada ao ensino de inglês para crianças, em vigor desde 2008. Antes da pandemia, o projeto era presencial, com a realização de uma aula semanal por turma, com 60 minutos de duração, em 40 escolas municipais. Com a pandemia, as aulas passaram para o formato on-line, atingindo todas as escolas, por meio da produção de videoaulas, inicialmente, com as professoras Edilaine Morais de Mello e Márcia Elaine de Oliveira. Os vídeos contam com atividades lúdicas e interativas, são acompanhados por podcast (arquivo digital de áudio) e jogos em Google Forms (aplicativo de gerenciamento), atualmente produzidos pela professora Edilaine Mello, para verificar o acesso e a participação dos alunos. O projeto é referência nacional, citado em diversas pesquisas e estudos na área.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enfatizou que esta iniciativa é totalmente gratuita para as crianças, e que proporcionará muitos ganhos a elas. “Estes alunos passarão por muitas mudanças no 6º ano, indo para uma escola estadual, com professores e dinâmica diferentes. Por isso, é muito importante a Secretaria iniciar estas ações, além das videoaulas de inglês já oferecidas pela rede”, apontou.
De acordo com Jozélia Jane Corrente Tanaca, do Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da SME, as escolas indicarão os alunos que participarão do Curso Preparatório de Inglês, por meio de um levantamento de interesse nas turmas e comunicado às famílias. Com os dados em mãos, caso haja um número de interessados maior do que a quantidade de vagas ofertadas, a SME fará um sorteio, por escola, de seis vagas por período, entre os que preencheram ficha de interesse. Depois, deverá ser feito o preenchimento de um termo de responsabilidade de frequência às aulas, pelos responsáveis.
A professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL e coordenadora do projeto de extensão TEIA, Juliana Tonelli, disse que a universidade, por meio do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas, sempre fez parcerias com a SME e com o projeto Londrina Global, desde a sua implantação. “Pensando na situação de pandemia, em que algumas crianças tiveram dificuldades para acessar as aulas remotas, e na nossa realidade local, em que algumas delas chegam ao 6º ano sem terem tido aulas de inglês anteriormente, lançamos este curso. O objetivo é conquistar a criança, mostrar para ela como é gostoso aprender inglês, para que ela passe a se interessar pela língua, além de prepará-la com conteúdo que ela verá no 6º ano”, informou.
O Curso Preparatório de Inglês terá início no dia 6 de abril, com aulas às quartas-feiras, das 9h às 10h, para alunos do período da tarde, e às sextas-feiras, das 14h às 15h, para alunos do período da manhã. O curso terá duração de 20h e os alunos vão receber certificado de conclusão de curso, gratuito, emitido pela UEL.
Os resultados previstos são: aprendizagem de práticas básicas de leitura, oralidade, escrita e compreensão em Língua Inglesa para acompanhar as aulas de Inglês no 6º ano. A avaliação dos alunos será feita por meio de acompanhamento da frequência e atividades de fixação da aprendizagem durante os encontros.