Todos os locais
Todos os locais
Educação

Pesquisadores da UEL desenvolvem antibiótico com nanoprata e óleo de copaíba

14 out 2021 às 11:42
Por: Redação Tarobá News
Foto: Geraldo Bubniak/AEN -

Pesquisadores dos Laboratórios de Biologia Molecular de Microrganismos e de Bacteriologia Básica e Aplicada da UEL (Centro de Ciências Biológicas) estão desenvolvendo um composto antibiótico que combina duas substâncias conhecidas por esta propriedade: a nanoprata e o óleo essencial de copaíba, uma árvore da Amazônia também conhecida como “antibiótico da mata”.

A combinação desses dois produtos foi patenteada este ano e a produção em forma de hidrogel para uso tópico está em fase de estudos em laboratório, ou seja, ainda não passou por testes com seres humanos.

Realizada em conjunto com outras três instituições – as universidades estaduais de Maringá (UEM), de Campinas (Unicamp) e Federal do Amazonas (Ufam)– a pesquisa começou em Londrina, em 2014, com uma tese de Doutorado, orientada pela professora Sueli Fumie Yamada Ogatta (Departamento de Microbiologia/CCB). Já na época o fruto da pesquisa rendeu o depósito de uma patente.

Professores da UEL participantes do projeto já compartilhavam saberes com pesquisadores da UEM chefiados pelo professor Celso Vataru Nakamura (Departamento de Ciências Básicas da Saúde). Da Ufam vinha o óleo de copaíba, como parceria com o professor Valdir Florêncio da Veiga Jr.. Mais tarde, entrou a Unicamp, em parceria com o professor Nelson Durán, com a nanoprata biogênica, que utiliza extratos naturais para a sua obtenção.

Também em 2014, explica a professora Sueli, o Laboratório da UEL conseguiu recursos para pesquisa de diagnóstico e controle da colonização por Streptococcus agalactiae, uma bactéria comum, parte da microbiota do organismo humano, mas que pode causar doenças. Ela pode colonizar a gestante e ser transmitida ao bebê na hora do parto.

Outras notícias

Novo Ensino Médio é sancionado pelo Governo Federal com veto a mudança no Enem

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

A pesquisadora conta que é rotina, em torno da 37ª semana de gestação, realizar testes para detecção da bactéria. Se houver colonização, normalmente no canal vaginal, é preciso tratar com antibióticos, o que pode trazer indesejados efeitos colaterais.

Esta é uma das vantagens do produto desenvolvido pelas universidades: ele não ter tais efeitos. A professora Sueli enfatiza que um dos objetivos das pesquisas dos laboratórios envolvidos é exatamente reduzir a toxicidade das substâncias e, por extensão, não contaminar o meio ambiente.

Embora as propriedades terapêuticas da prata sejam conhecidas desde Hipócrates (quarto século antes de Cristo), ela também pode ser tóxica. Porém, é justamente o uso da nanotecnologia – conhecimento e técnica para manipular substâncias em escala nanométrica – que permite empregar o metal, associado a um remédio natural, e potencializar o efeito bactericida com menos risco de intoxicação.

PARTICIPANTES – Outros professores da UEL participam da pesquisa com o óleo de copaíba, além de estudantes de graduação e pós-graduação. São os docentes Audrey Lonni (Departamento de Ciências Farmacêuticas), Gerson Nakazato, Eliandro Reis Tavares, Lucy Megumi Yamauchi e Renata Kobayashi, todos do Departamento de Microbiologia. De acordo com Sueli, existem vários outros projetos que investigam substâncias encontradas em plantas com efeitos terapêuticos.

Veja também

Relacionadas

Educação
Imagem de destaque

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Educação
Imagem de destaque

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Educação

Secretaria de Educação desmente fake news sobre colégios cívico-militares

Educação

Com aporte de R$ 3 milhões, UTFPR inaugura novos blocos em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre taxistas deixa um homem ferido por golpe de facão em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Adultos e crianças ficam feridos em capotamento de carro no distrito da Warta

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.