Ao menos 40 policiais militares da reserva devem ser selecionados para trabalhar nos Colégios Cívico-Militares que serão instalados na região de atuação do Núcleo Regional de Educação, que tem como base Londrina.
Eles vão atuar em 15 escolas nas cidades de Londrina, Rolândia, Ibiporã, Cambé, Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis. O prazo final para inscrição é dia 18 dezembro.
A cidade que vai receber mais escolas e também mais profissionais é Londrina. A expectativa é implantar 6 Colégios Cívico-Militares na cidade e por isso devem ser chamados para trabalhar 6 diretores cívico-militares e outros 18 monitores cívico-militares.
Na região serão selecionados 15 diretores e 49 monitores. Em Bela Vista deve ser instalada 1 escola, Cambé 3, Ibiporã 2, Rolândia 1 e Sertanópolis 1.
Para concorrer à vaga de diretor cívico-militar, os interessados devem estar no posto entre 3º sargento e coronel. Já para a função de monitor, podem se candidatar policiais militares com graduação entre soldado de 1ª Classe e subtenente.
Segundo o governo do estado, os colégio começam a funcionar já no próximo ano letivo, que deverá ter início em 18 de fevereiro. Para a mudança de ensino tradicional para cívico-militares houve uma consulta pública onde professores, pais e alunos puderam escolher pela alteração.
Como participar
Para participar do processo seletivo, os policiais devem procurar diretamente o Setor de Pessoal (P1) das unidades da PM, nas regiões que receberão o programa, e apresentar o RG (funcional), o formulário de dados biográficos preenchido), data da Reserva Remunerada no Diário Oficial e declaração de próprio punho de que não exerce cargo público.
Após esta etapa, é necessário acessar o site da Secretaria de Educação e dar sequência ao processo.
Em todo o estado estão abertas 806 vagas, 199 são para diretor Cívico Militar e 607 para monitor Cívico Militar.