Todos os locais
Todos os locais
Educação

Secretaria de Educação participa de projeto de criação do Museu Escolar Londrinense

01 abr 2022 às 21:24
Por: Redação Tarobá News

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), está trabalhando na implantação do Museu Escolar Londrinense (MEL). Na segunda-feira (4), às 14h, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, visitará o local onde estão sendo desenvolvidas as atividades de tratamento e catalogação dos itens do acervo. O espaço fica na antiga sede do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), prédio atualmente vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, próximo ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), no Campus Universitário.

O projeto prevê que o novo espaço fique no Calçadão da UEL, ao lado da réplica da primeira igreja matriz de Londrina, e seja feito de madeira, com os materiais que constituíam a Escola Rural Municipal Urandy Andrade Correia. Originalmente construído no fim da década de 60, no distrito rural de Guaravera, o edifício original foi desmontado e transportado para a sede do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Londrina (SAUEL), onde será remontado. Atualmente, a iniciativa busca a viabilização de recursos para a construção da sede do Museu.

O objetivo é que o espaço mantenha um acervo de documentos históricos provenientes do arquivo da Secretaria Municipal de Educação (SME), incluindo fotografias, diplomas e certificados, entre outros. Esses itens, que estavam originalmente armazenados no barracão do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), pertencente à Prefeitura de Londrina, estão sendo higienizados, tratados e catalogados por uma equipe composta por servidores municipais e pesquisadores da UEL. Posteriormente, serão digitalizados e, após a inauguração do Museu, parte dos documentos ficará em exibição para a comunidade.

Tendo sido iniciado em 2018, o projeto partiu de uma iniciativa de dois docentes do Departamento de Educação da UEL, Sandra Regina Oliveira e Tony Honorato – que atualmente coordenam as ações – assim como servidores da Secretaria Municipal de Educação envolvidos em pesquisas históricas no arquivo do órgão.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o arquivo do órgão contém décadas de história em documentos e fotos, e esses materiais agora estão sendo cuidados da melhor forma possível, por especialistas. “Isso é um presente para Londrina, que vai ajudar a preservar a nossa história e registrar de onde viemos e quem nos antecedeu, pois isso define quem somos. A implantação do Museu vai beneficiar tanto os pesquisadores quanto a população em geral”, disse.

Outras notícias

Novo Ensino Médio é sancionado pelo Governo Federal com veto a mudança no Enem

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

A professora do Departamento de Educação da UEL, Sandra Regina Oliveira, que também é a coordenadora-geral do projeto de implantação do Museu Escolar Londrinense, destacou a importância das parcerias entre a Prefeitura e a Universidade, ressaltando que proporcionam resultados positivos para Londrina. “A colaboração entre diferentes organizações é sempre bem-vinda, e inclusive estamos abertos a parcerias com construtoras e outras empresas que também desejem participar dessa empreitada, voltada à preservação da história do município”, disse.

Acervo – Conforme a responsável pelo Apoio Pedagógico em História e Ensino Religioso da SME, Rosimeire Pereira, o arquivo da Secretaria Municipal de Educação é composto por 1.300 caixas de documentos. Os itens estão sendo tratados e catalogados por graduandos e pesquisadores de mestrado e doutorado dos cursos de História e Pedagogia, assim como voluntários.

“O acervo conta com documentos muito importantes, como o diploma de professora primária da primeira secretária municipal de Educação de Londrina, Therezinha Menck. Esses itens precisavam de um cuidado especializado, e agora estão recebendo o tratamento adequado”, destacou.

Ainda segundo Pereira, o projeto de criação do Museu Escolar Londrinense integra um conjunto de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, com vistas a recuperar e preservar sua história.

“Em parceria com a fotógrafa Vivian Honorato, do Núcleo de Comunicação, nós criamos um painel com os retratos de todas as antigas secretárias municipais de Londrina, que hoje fica na sede da pasta. Além disso, no dia 13 de abril, vamos participar da Semana de Educação da UEL, realizando um webinário onde apresentaremos a iniciativa de implantação do MEL”, ressaltou.


Veja também

Relacionadas

Educação
Imagem de destaque

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Educação
Imagem de destaque

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Educação

Secretaria de Educação desmente fake news sobre colégios cívico-militares

Educação

Com aporte de R$ 3 milhões, UTFPR inaugura novos blocos em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.