O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, convocou a imprensa nesta segunda-feira (10) para fazer um balanço do primeiro dia da Guarda Municipal nas escolas. Houve um boato que a GM não iria estar presente nos próximos dias, entretanto, o secretário afirmou que o patrulhamento deve continuar nas 127 escolas do município pelo menos até quarta-feira.
“Vamos manter esse trabalho por mais alguns dias da maneira que foi feito hoje para dar tranquilidade para as pessoas. Inicialmente vamos manter amanhã e quarta-feira, depois vamos analisar o cenário nacional, pois tem muita fake news”, afirma o secretário.
Pedro Ramos também defendeu que esse é um trabalho de emergência e que o órgão deve avaliar a flexibilização nos próximos dias, pois não é possível manter o efetivo nas escolas diariamente. “Vamos estudar outras formas para manter esse trabalho e a segurança”, pontuou.
Novas Medidas
O Prefeito Marcelo Belinati, em coletiva recente, diz que um trabalho conjunto da Guarda Municipal com a Polícia Militar vem estudando novas formas de melhorar a segurança e não, necessariamente, presencialmente. Isso se dá pelo número limitado de agentes, o que impossibilita uma permanência constante em todas as unidades.