O Siprovel (Sindicato dos Professores e Professores de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel) e o Sismuvel (Sindicato dos Servidores e Funcionários Público do Município de Cascavel) promovem neste sábado (26) uma carreata pela data-base. A mobilização terá início às 14h, com concentração na Praça do Country.
Os servidores municipais reivindicam a reposição da inflação por parte do município de Cascavel, a qual não é concedida há dois anos, comprometendo de forma significativa o poder de compra das famílias dos servidores e, consequentemente, fazendo com que cerca de R$30 milhões deixe de circular na economia local. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo IBGE e referência para os reajustes de salários e pensões, já somaram 2,05% nos 12 meses encerrados em maio de 2020 e 8,9% nos 12 meses encerrados em maio de 2021. A inflação de maio calculada pelo IPCA foi a maior para o mês em 25 anos! Ao longo dos próximos 12 meses, o Banco Central ainda prevê mais 4,31% de perda de poder de compra. Para se ter ideia, segundo o IBGE, em apenas 12 meses se alimentar no Brasil ficou 12,31% mais caro!
A Prefeitura de Cascavel segue argumentando que é inviável conceder a reposição da inflação aos seus servidores. No entanto, no ano de 2020, a Prefeitura de Cascavel arrecadou 10% a mais do que 2019, e de janeiro a abril de 2021, o município aumentou suas receitas em 19,5% se comparado ao mesmo período do ano anterior. “Ou seja, dinheiro não está faltando. Chega de diminuir o salário real de quem garante educação, saúde e todos os serviços públicos de Cascavel!”, destacou a presidente do Siprovel, Josiane Maria Vendrame.
Além disso, um levantamento feito pelo Siprovel indicou que quase a metade dos 50 maiores municípios do estado do Paraná já concederam o reajuste da inflação do ano passado. Informações públicas apontam que em 22 dos 50 maiores municípios houve reposição. Além disso, informações apontam que vários municípios estão em processo de negociação junto aos seus sindicatos, ou seja, este número está crescendo.
Assessoria