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Educação

UEL concede título de mestre a sua segunda estudante indígena

12 out 2022 às 17:20
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: O Perobal/UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) concedeu o título de mestre em Estudos da Linguagem à segunda estudante indígena em mais de meio século de história. Damaris Kaninsãnh Felisbino defendeu sua dissertação no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, em Tamarana. A defesa contou com a presença de professores da língua kaingang, estudantes e moradores da Terra Indígena Apucaraninha, território cuja linguagem característica serviu como objeto de pesquisa.


A banca examinadora foi formada pelo seu orientador, o docente do Departamento de Letras Marcelo Silveira, e pelo professor do Departamento de Serviço Social Wagner Roberto Amaral. Além dos professores da UEL, que são integrantes da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), a banca contou com a presença da docente do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, da Universidade de Brasília (UNB), Ana Suelly Arruda Câmara Cabral.


O trabalho realizado pela estudante ajuda a fortalecer a língua e a cultura Kaingang, principalmente para a população da Terra Indígena Apucaraninha, onde ela vive e trabalha como professora. “Quem sempre escreveu e pensou a língua indígena foram os linguistas não indígenas. A Damaris representa essa ‘virada’, ou seja, uma indígena Kaingang pensando a língua do seu povo”, disse Ana.  


A UEL foi uma das primeiras do País a pensar a inclusão de indígenas. A iniciativa que culminou na aprovação da Lei Estadual nº 13.134/2001 foi adotada em paralelo às movimentações políticas e educacionais realizadas na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat). 


Com o avanço trazido pelo marco legal, indígenas moradores do território paranaense passaram a contar com uma política de ingresso específica ao Ensino Superior, contando com vagas suplementares através de um “vestibular indígena”, como é popularmente chamada a porta de entrada da população indígena na graduação.


Entre 2002 e 2020, as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram 19 edições do “vestibular indígena”.

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