A Universidade Estadual Londrina definiu a data do vestibular do próximo ano, 2022. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL nesta quinta-feira (1ª). As provas foram marcadas para dia 6 de março de 2022. Como aconteceu esse ano, o exame será em fase única. A definição é considerando todas as medidas sanitárias em virtude da pandemia do novo Coronavírus.
As inscrições devem começar 20 de setembro e terminar dia 3 de novembro deste ano. O valor da inscrição e as definições das provas de habilidades específicas, ainda não foram decididos.
A proposta foi aprovada considerando os altos índices de contágio da Covid-19 e a incerteza sobre como estará o cenário de saúde pública no país no primeiro trimestre do próximo ano. Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, os conselheiros aprovaram somente a data da prova e do período de inscrições, já que a preparação do concurso demanda um prazo de mais de seis meses e o trabalho conjunto de professores de várias áreas.
O reitor lembrou que a Universidade registrou este ano mais de 27 mil inscrições, por conta da redução do valor de inscrição e pela realização da prova em um único dia, somente em Londrina. “A Universidade teve de suspender o concurso por três vezes e realizou a prova de mãos dadas com Ministério Público e com as autoridades municipais e sanitárias. Esperamos que no ano que vem estejamos vivendo a normalidade, mas é importante ser conservador neste atual cenário da Covid-19”, definiu o reitor.
Para a Coordenadora de Processos Seletivos, professora Sandra Garcia, a prova deverá ter formato idêntico ao Vestibular passado, trazendo 50 questões objetivas com as disciplinas do Ensino Médio, mais a Redação. Ela lembrou ainda que a data definida não se choca com os Vestibulares de Universidades procuradas como as Estaduais paulistas e do Paraná e nem com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O ano letivo de 2022 da UEL terá início apenas no segundo semestre.
A UEL oferece 2.564 vagas em 52 cursos de graduação e outras 581 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas ofertadas.
(com Agência UEL)