A Prefeitura do Campus Universitário recebeu nesta semana denúncias de conteúdo racista em frases escritas em um dos sanitários do Centro de Ciências Exatas (CCE) na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Nas ofensas é possível ler xingamentos como “negros são burros” e também críticas ao sistema de cotas adotado pela UEL nas últimas décadas durante o processo de seleção do vestibular.
As denúncias foram registradas na Ouvidoria e apurações internas vão analisar imagens das câmeras de segurança da Prefeitura do Campus com objetivo de identificar os envolvidos no crime.
“A Coordenadoria de Comunicação salienta que, uma vez identificado o autor ou os autores, os mesmos ficam sujeitos ao rigor do Estatuto da UEL e da Legislação Estadual a partir da instauração de sindicância, seguida de Processo Administrativo Disciplinar, inobstante eventuais ações civis e criminais a serem propostas, considerando que discriminação e preconceito de raça e cor constituem crime conforme previsão no Código Penal e na Constituição Brasileira”, declarou a UEL em nota.
A universidade ainda rechaçou “qualquer atitude de conteúdo racista” e afirmou que esforços serão empreendidos para que ofensas racistas não aconteçam mais dentro da comunidade universitária.