Todos os locais
Todos os locais
Educação

UEL produz inventário arquitetônico e roteiro da Av. Duque de Caxias

15 dez 2021 às 18:04
Por: Redação Tarobá News
Foto: UEL -

A Avenida Duque de Caxias é uma importante rua comercial desde a fundação de Londrina, há 87 anos. Para preservar a memória e história da via, dois documentos foram criados: Inventário Arquitetônico e Roteiro Histórico Cultural. Elaborado por professores e estudantes do Centro de Tecnologia e Urbanismo da UEL (CTU), o material foi entregue nesta quarta-feira (15) à Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Londrina.

O inventário traz a catalogação de 20 quadras da Duque de Caxias e o registro histórico de 120 lotes e edificações. São cerca de 2.500 páginas de documentação histórica, cujo resultado é um extenso documento do trecho da Avenida inserido no Plano Urbano de 1932, entre a Rua Benjamin Constant e a Avenida Juscelino Kubitschek. 

Foram impressos 10 catálogos sobre os prédios arquitetônicos da Duque de Caxias, que contemplam em cada volume duas quadras. Outro inventário sobre a localidade, de apenas um volume, é histórico-arquitetônico e reúne, por exemplo, desde a planta azul da cidade, as variações do nome da via – que somente em 1979 passou a chamar Duque de Caxias – até o nome dos construtores de edificações e suas nacionalidades.  

Já o Roteiro Histórico Cultural tem 3 mil unidades impressas, que serão utilizadas para visitas guiadas à Avenida Duque de Caxias, em parceria com o Sesc Cadeião, possibilitando que toda a população possa conhecer a história da rua. “Esse material é relevante para a Universidade e para Londrina. Entregamos um importante documento para a preservação da cidade”, afirma Eloisa Ribeiro.

Também foi entregue para a Secretaria de Cultura o material em formato digital para ser disponibilizado no Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon).

Outras notícias

Novo Ensino Médio é sancionado pelo Governo Federal com veto a mudança no Enem

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Para Solange Batigliana, diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria, apoiar projetos como este, por meio do fomento, é garantir a preservação da história. “É um serviço de registro de memória. Esse tipo de trabalho faz com que as pessoas possam olhar o lugar que vivem de maneira diferente. Ganha significado, porque conta a história e a memória”, afirma Solange.

Para ela, isso fica ainda mais evidente ao colocar todos os materiais na plataforma para tornar acessível e disponível à população.

PESQUISA E FOMENTO – O levantamento, que durou cinco anos, é resultado de projeto de pesquisa “A paisagem da rua comercial em Londrina: transformações e permanências”, coordenado pela professora Eloisa Ramos Ribeiro, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do CTU, e da extensão realizada dentro do projeto “Escritório Modelo OCAS”, coordenado pelo professor Antônio Carlos Zani, do mesmo Departamento. 

Nos últimos dois anos, o projeto foi submetido ao Programa Municipal de Incentivo Cultural (Promic), como proposta “Avenida Duque de Caxias: um patrimônio histórico entre permanências e transformações” e contemplado com R$ 40 mil. 

O recurso foi utilizado para bolsas de 14 estudantes, de pesquisadores e para impressão dos materiais. A proposta envolve quatro ex-alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL, Camila Silva de Oliveira, Elisa Roberta Zanon, Priscila Henning e Ana Claudia de Souza Santos, além da professora Eloisa Rodrigues.

Devido à pandemia da Covid-19, a ideia inicial que propunha exposição itinerante de painéis e fotos, nos shoppings e no aeroporto, precisou ser adaptada. Com isso, houve uma reestruturação e maior investimento no roteiro guiado e ainda a elaboração de um e-book sobre a trajetória de todo trabalho feito, que será publicado em 2022. Ainda estão previstas para fevereiro duas palestras, uma no Museu Histórico de Londrina e outra no Sesc Cadeião, visando capacitar agentes para a realização da visita com a comunidade. 

Veja também

Relacionadas

Educação
Imagem de destaque

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Educação
Imagem de destaque

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Educação

Secretaria de Educação desmente fake news sobre colégios cívico-militares

Educação

Com aporte de R$ 3 milhões, UTFPR inaugura novos blocos em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.