Com a nova resolução da Secretaria Estadual de Saúde que determina o retorno dos alunos da rede estadual de ensino de maneira presencial, as universidades particulares de Londrina já se preparam também para a modalidade. As instituições vão oferecer maior atividades em sala de aula, mas com a possibilidade do ensino remoto para quem preferir ficar em casa, por enquanto.
O decreto estadual restringe a oferta de aulas remotas a estudantes com comorbidades ou em isolamento por Covid-19. No caso das universidades particulares, será uma escolha dos alunos.
Em uma instituição de ensino superior localizada na zona sul de Londrina, existem cursos de graduação presenciais, semipresenciais e à distância. Quem não pertencia às turmas da modalidade EAD passou a ter aulas remotas por conta da pandemia. Em 16 de agosto, quando começou o segundo semestre, as atividades passaram para o formato híbrido.
Por enquanto, não há uma data definida para o retorno presencial. A princípio, a reitoria não pretende dar falta para os estudantes que se recusarem à voltar para as salas de aula. Nos próximos 15 dias a instituição vai estudar a resolução e decidir como será conduzida essa retomada. O corpo docente e os alunos serão informados pelos canais oficiais da instituição.
Enquanto isso, a Universidade Estadual de Londrina deve permanecer com aulas remotas. Um ato executivo, assinado pela reitoria, prorrogou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais até 16 de dezembro. Em 17 de março de 2020, as aulas foram interrompidas por causa da pandemia e em junho do mesmo ano, o calendário acadêmico foi retomado com as aulas remotas. Para 2022, já se discute a possibilidade da volta às aulas presenciais, mas ainda não há nada definido, dependerá do cenário epidemiológico em Londrina e do avanço da vacinação.