Por causa do cenário de pandemia, que faz uma série de exigências para prevenção da disseminação da Covid-19, o Vestibular 2021 da UEL, excepcionalmente, apresenta algumas adequações. Uma delas é a realização das provas num só dia – neste domingo (30), em 75 locais de provas em Londrina, com todos os protocolos sanitários rigidamente obedecidos.
As adequações, aprovadas pelo Conselho de Administração da UEL, atingem também as provas a serem aplicadas. Desta vez, a Prova de Conhecimentos terá 50 questões de múltipla escolha, assim divididas: 36 questões abrangendo as diversas áreas do Ensino Médio, ou seja, Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
Também haverá 10 questões de Língua Portuguesa e literaturas em Língua Portuguesa, e quatro questões de língua estrangeira, que podem ser inglês, espanhol ou francês. Os candidatos escolheram a língua no ato de inscrição do vestibular.
Uma adequação da prova de Redação deste vestibular se refere aos textos motivadores e o número de redações a serem produzidas. Antes, a prova apresentava textos como charges ou notícias de jornal, a partir dos quais o candidato deveria produzir de duas a quatro redações. Este ano, dado o contexto de pandemia, que aumentou a tensão e a sensação de instabilidade entre os candidatos, a prova exigirá apenas uma redação, cujo gênero textual já foi divulgado no Manual do Candidato, ainda em setembro do ano passado: um texto dissertativo-argumentativo. Esta divulgação antecipada é outra excepcionalidade gerada pelo cenário de pandemia.