Botafogo e Palmeiras farão um duelo que vale a liderança na tabela do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro. O jogo terá um interessante duelo de treinadores: Abel Ferreira e Artur Jorge saíram da mesma "escola" - ambos foram revelados pelo Braga, onde tiveram trabalhos históricos.
Abel Ferreira começou a carreira de técnico no time sub-19 do Sporting, mas logo foi para a equipe B do Braga, em 2014. Conseguiu destaque e assumiu o time principal de 2016 até 2019. Depois teve uma passagem pelo PAOK, da Grécia, de onde foi contratado para assumir o Palmeiras.
Já Artur Jorge começou no sub-19 no Braga em 2010 e saiu em 2013. Passou por times menores, Tirsense e Limianos. Voltou ao Braga em 2017, para treinar as categorias de base, e aos poucos subiu para o time principal, em 2022. Até que neste ano foi contratado pelo Botafogo.
Os trabalhos de Abel e Artur tiveram números muito parecidos. Abel somou 66% de aproveitamento, com 63 vitórias, 15 empates e 25 derrotas. Conseguiu a melhor campanha do time no Campeonato Português até aquele momento.
Depois Artur o superou por pouco, com 67% de aproveitamento. Foram 64 vitórias, 15 empates e 24 derrotas. E o mais importante: ele faturou título da Taça da Liga pelo Braga, em 2024.
O Braga já teve outros técnicos de destaque. Formou Carlos Carvalhal e Rúben Amorim, por exemplo. E já contou com Jorge Jesus, ídolo do Flamengo, antes dele fazer história no Benfica.