Nesta segunda-feira, a revista francesa France Football realiza a aguardada cerimônia da Bola de Ouro, premiando os destaques do futebol mundial na temporada 2023/2024. Entre os favoritos para a categoria masculina está o brasileiro Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid, que pode quebrar um jejum de 17 anos desde o último vencedor brasileiro do prêmio, Kaká, em 2007.
Além de Kaká, outros brasileiros consagrados com o troféu incluem Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005). Criado em 1956, o prêmio era restrito a europeus até 1994, ampliando a partir daí seu alcance global. Aos 24 anos, Vinicius Júnior vem de uma temporada de destaque com 24 gols e nove assistências em 39 jogos, sendo decisivo nas conquistas do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões.
O atacante brasileiro terá pela frente concorrentes de peso, como Rodri, Jude Bellingham, Erling Haaland, Harry Kane, Toni Kroos e Kylian Mbappé.
Na premiação feminina, as brasileiras Tarciane (Houston Dash) e Gabi Portilho (Corinthians) representam o país após boas atuações nas Olimpíadas de Paris. A cerimônia será realizada às 16h (horário de Brasília) no Théâtre du Châtelet, em Paris, marcando mais um capítulo na história da Bola de Ouro.