Foi bem mais difícil do que a diferença na classificação da primeira fase poderia supor, mas no fim prevaleceu a força, tradição e técnica da seleção masculina de vôlei do Brasil. Nesta quarta-feira, 30 de julho, o país derrotou a República Popular da China nas quartas de final da Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025 e retorna à semifinal do torneio após quatro anos.
Apenas a 17ª na primeira fase com três vitórias, a seleção chinesa entrou na fase final como país-sede. Mesmo assim, dificultou a vida dos brasileiros, que precisaram de duas horas para vencerem por 3 a 1, com parciais de 29/31, 25/19, 25/16 e 25/21. Agora, a equipe chega a 12 vitórias em 13 partidas – o único tropeço foi contra Cuba, ainda na primeira semana.
Com a vitória, o Brasil volta a aparecer entre os semifinalistas do torneio pela primeira vez desde o título na edição de 2021. De lá para cá, foram três eliminações consecutivas nas quartas de final: em 2022 para os Estados Unidos e em 2023 e 2024 para a Polônia. A equipe também caiu nas quartas nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
A classificação à semifinal da Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025 também consolida o trabalho de renovação iniciado pelo técnico Bernardinho neste ciclo Olímpico até LA28. Após a saída de jogadores importantes, como o levantador Bruninho e do ponta Leal, a seleção abriu espaço para novos nomes, como o líbero Maique e o central Judson.
Agora, o Brasil se prepara para buscar a vaga na final contra o vencedor do duelo entre Japão e Polônia, que se enfrentam nas quartas de final nesta quinta-feira, 31 de julho. As semifinais acontecerão no sábado, 2 de agosto, e a decisão será no domingo, dia 3.
*Com informações de Olympics.