Rafael Câmara conquistou por antecipação o título da temporada 2025 da Fórmula 3. Agora, já começa a concentrar as atenções no próximo passo: a Fórmula 2.
Em entrevista à Band, o pernambucano da Trident garantiu que estará no grid da categoria em 2026. E admitiu até mesmo a possibilidade de estrear ainda em 2025, nas etapas que encerram o campeonato.
“Isso eu não sei ainda. Acho que seria uma coisa boa para pegar experiência para o ano que vem – ano que vem, com certeza a gente vai para a Fórmula 2. Agora, é se preparar fisicamente também, com um bom intervalo até o teste da pós-temporada (da Fórmula 2)”, afirmou Câmara após a etapa de Budapest da F3.
Com o título já garantido, o brasileiro volta à pista apenas para a última etapa, em Monza (Itália), entre 5 e 7 de setembro. Depois disso, no entanto, a F2 ainda terá três etapas pela frente: Baku, no Azerbaijão (19 a 21 de setembro); Lusail, no Catar (28 a 30 de novembro) e Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos (5 a 7 de dezembro).
Como o campeonato da Fórmula 2 é mais longo, é comum que as últimas etapas contem com pilotos que se destacaram na Fórmula 3 no mesmo ano. Em 2024, nomes como Leonardo Fornaroli, Luke Browning, Oliver Goethe e Max Esterson estrearam na F2 depois de disputarem o campeonato da F3.
Enquanto ainda define o futuro na Fórmula 2, Câmara conversa com equipes. Integrante da academia de formação da Ferrari, o campeão da Fórmula 3 tem “uma ideia” da equipe pela qual irá correr, mas garante que o acerto só deve acontecer em agosto, durante a pausa antes da etapa de Monza que encerra a temporada.
“Uma ideia, a gente sempre tem do que está acontecendo. Acho que, já nessas férias, provavelmente vou voltar sabendo a equipe que vou estar, já vai ter (o contrato) assinado. E acho que depois que fizer (a etapa de) Monza, focar completamente na Fórmula 2, fazer as coisas direitinho para começar o ano como esse”, adiantou.