Vem aí o Campeonato Paranaense de futebol de 2025. O certame do ano que vem já tem todas as diretrizes definidas. Na terça-feira (12), a Federação Paranaense de Futebol (FPF) realizou o arbitral do próximo Estadual. O formato de disputa é o mesmo que vem sendo disputado de 2020 para cá.
Os doze participantes se enfrentam entre si em turno único na primeira fase. Depois de onze rodadas, os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. O primeiro colocado irá enfrentar o oitavo, o segundo pega o sétimo, o terceiro encara o sexto e o quarto colocado mede forças com o time que terminar em quinto lugar. Os dois últimos colocados ao fim da primeira fase serão rebaixados.
O Campeonato Paranaense é que vai começar um pouco antes. A abertura será no dia 11 de janeiro com o jogo entre o atual campeão Athletico-PR contra o Paraná Clube. A final do Estadual será no dia 26 de março. A mudança no calendário do Paranaense foi feita com base no calendário do futebol brasileiro anunciado pela CBF. Em 2025, a Confederação Brasileira de Futebol antecipou o início dos Estaduais e também do Campeonato Brasileiro, que terá uma pausa para a realização do Mundial de Clubes da Fifa.
Ao todo, o Paranaense de 2025 terá 17 datas. E uma Data Fifa será usada para jogos. Essa Data Fifa deve ocorrer entre 17 e 25 de março.
Em 2025, o Estadual terá a volta do Paraná Clube e do Rio Branco de Paranaguá, que subiram este ano da Divisão de Acesso. Os outros dez clubes serão Andraus, Athletico-PR, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário e Independente São Joseense.
O Furacão foi o campeão das duas últimas edições, em 2023 e 2024. Nos três últimos estaduais, a competição teve finais que colocaram frente a frente representantes da Capital contra Interior. Este ano, o Athletico fez a final contra o Maringá. No ano passado, o Furacão decidiu o título contra o Cascavel. Já em 2022, a final foi entre Coritiba e Maringá, com o Coxa faturando o título. Em 2021, ocorreu a última final entre times do interior. Na ocasião, o Londrina faturou o título contra o Cascavel.