O futebol é um esporte que muitas vezes passa a paixão de pai para filho e, inclusive, em alguns caso, esse amor pela modalidade envolve até mesmo jogadores de impacto, com famílias deixando legados no mundo da bola.
Vale destacar que o futebol é um dos esportes mais populares em plataformas como a Parimatch e no mundo todo, atraindo a atenção dos apostadores em todo o planeta.
São diversas histórias de atletas que contaram com o privilégio de seguirem as carreiras dos seus pais no mundo da bola, com exemplos no Brasil e fora. Esses atletas sempre levam o peso do nome dos seus pais, o que muitas vezes resulta em muita pressão em campo.
Jogadores que seguiram os passos do pai
Para começar, uma dupla. Os irmãos Alcântara, filhos do ex-jogador Mazinho, que defendeu a Seleção Brasileira. Thiago Alcântara e Rafinha são famosos no futebol, principalmente o primeiro, que é mais velho.
Ele passou por Bayern de Munique, Barcelona e Liverpool, além de defender a Espanha, mas se aposentou no final da última temporada. Já Rafinha segue em atividade, no Al-Arabi, do Catar.
Dupla de peso na Copa do Mundo de 1994, Romário e Bebeto tiveram filhos que se tornaram jogadores. Romarinho passou por diversos clubes, mas nunca se firmou.
Ele segue em atividade, inclusive, estava no América do Rio de Janeiro na disputa das divisões inferiores do Campeonato Carioca, junto com o seu pai, que é o presidente e estava inscrito como jogador, mas sem entrar em campo.
Já Matheus, que é o filho da tradicional comemoração de Bebeto em 1994, “embalando o bebê”, roda por times menores na Europa.
E por falar na Europa, um bom exemplo de pai e filho é Zidane, lenda francesa, com Enzo Zidane. Com 29 anos, ele está sem clube após defender em 2023 o modesto Fuenlabrada, da Espanha.
Também francês, Lilian Thuram foi um dos grandes nomes do seu país na conquista da Copa do Mundo de 1998. O seu filho, Marcus Thuram, também acumula convocações pela Seleção Francesa e atualmente defende a Inter de Milão.
No rival da Internazionale, o Milan, Paolo Maldini fez história como um dos maiores zagueiros do mundo. O seu filho se tornou meio-campista, Daniel Maldini, hoje com 22 anos e defendendo o Monza.
O rei do futebol, Pelé, também teve um filho jogador. No entanto, Edinho não seguiu a carreira de meia-atacante, tornando-se goleiro. Ele teve bons momentos pelo Santos, incluindo a vice-liderança no Brasileirão de 1995.
Jovens brasileiros que são filhos de jogadores famosos
Atualmente, alguns jovens jogadores chamam a atenção por serem filhos de jogadores ou ex-jogadores famosos. São eles:
João Miranda, filho do zagueiro Miranda, tem 19 anos e também é zagueiros. Atualmente defende o Valladolid, da Espanha;
Davi Melo é o filho do volante Felipe Melo. Com 18 anos, segue os passos do pai no Fluminense;
Enzo Vagner é mais um que segue os passos do pai, Vagner Love. Com 17 anos, ele está no Sport;
Philipe Gabriel é filho do ex-zagueiro Luis Alberto, mas se tornou goleiro. Aos 17 anos, ele joga no Vasco;
Lucas Loureiro é filho de Felipe Maestro, ex-meio-campista. Ele tem 17 anos e está no Bangu.
Esses são apenas alguns exemplos, mas o mundo da bola é recheado de jogadores que receberam a passagem de bastão dos seus pais.