Palco da primeira corrida de caminhões da história do Brasil, em 1987, o Autódromo Zilmar Beux tem uma história intensa e interessante com a Copa Truck. Ela não começou logo no primeiro ano, mas teve lugar de honra na temporada seguinte, abrindo o calendário. Também foi o palco da primeira corrida da história do automobilismo mundial (entre campeonatos chancelados pela FIA) a acontecer na pandemia, em 2020. Cascavel também foi o local do primeiro triunfo de uma mulher nos caminhões com Bia Figueiredo pela Super no ano passado.
Dentro das pistas, foram oito vencedores em 12 corridas, mas dois deles se destacam: Wellington Cirino e Beto Monteiro. Os dois possuem duas vitórias e oito pódios, com Cirino levando vantagem sobre Beto no número de poles, também duas (empatado com André Marques). Quinto no campeonato e agora de Iveco, Cirino espera poder reviver esses bons momentos - o que seria ótimo para ele na busca pelo bicampeonato.
Já na parte das montadoras, Cascavel é terra da Mercedes. A montadora das três pontas domina todos os quesitos (poles, vitórias e pódios) com larga vantagem sobre sua principal rival, a Volkswagen. E esse retrospecto pode ser vital na atual situação do campeonato: o melhor piloto da Mercedes na tabela da Pro, Roberval Andrade, é apenas o sexto no campeonato e ele vem de duas vitórias e 100% de aproveitamento na etapa ano passado.
Resumindo: a etapa deste fim de semana pode mudar muita coisa para a reta final do campeonato regular. O que é ótimo para a #NaçãoTruck, que pode ter a garantia de que o domingo presenteará os fãs com duas corridas espetaculares. Essas provas serão transmitidas ao vivo às 14 horas pela Band e SporTV na televisão e pelos canais oficiais da Copa Truck, Esporte na Band, HighSpeed, ParcFerme na internet.
Líder
Líder do campeonato da Copa Truck desde a abertura da temporada 2024, Felipe Giaffone corre neste domingo no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), na sexta etapa do campeonato. Com quatro pontos de vantagem em relação ao segundo colocado após a disputa de cinco rodadas duplas, o piloto tenta ampliar esta diferença para seguir lutando por mais um título. Giaffone vem de um pódio em Interlagos, quando encerrou a corrida que abriu a rodada dupla com a segunda posição, resultado vital para a manutenção da liderança do campeonato. Para as corridas no oeste paranaense, o dono do Volkswagen Meteor número 4 destaca a necessidade de uma boa classificação para brigar no pelotão da frente neste domingo. “O objetivo é manter a liderança do campeonato”, diz Felipe Giaffone, que é o atual campeão da Copa Truck.
Giaffone vê os adversários muito próximos na tabela de classificação. André Marques é o segundo colocado com 127 pontos e Paulo Salustiano é o terceiro com 125. O paranaense Wellington Cirino aparece no quarto lugar com 121 pontos. E Roberval Andrade, vencedor na etapa do ano passado em Cascavel, aparece no quinto lugar com 110 pontos.