Um dirigível personalizado com frases de apoio ao São Paulo caiu em Osasco, no bairro Veloso, no início da tarde desta quarta-feira (25). Não houve vítimas fatais, nem incêndio.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local, na rua Sarah Veloso, na altura do nº 1160, com quatro viaturas. A ocorrência foi registrada às 12h05 (de Brasília) e feita a partir de ligações de residentes.
Casas e postes elétricos foram atingidos. Os Bombeiros aguardam apoio da Enel, que irá desenergizar os postes, para fazer a retirada do dirigível, que ainda está inflado. Ainda não se sabe se foi uma queda ou pouso forçado, segundo os Bombeiros.
Duas pessoas estavam no dirigível e uma foi socorrida com ferimentos leves pelo Samu. O piloto era o comandante Charles Chueiri.
"Por volta das 12h de hoje, o dirigível prefixo PR-ZAD, de propriedade da Airship do Brasil, sofreu um acidente na região de Osasco, São Paulo. A equipe da Airship está no local e prestando todo o suporte necessário. O comandante e o passageiro a bordo foram socorridos e passam bem. Mais informações serão fornecidas à medida que os fatos forem apurados", disse a Airship do Brasil, ao UOL.
O dirigível, modelo ADB 3-3, tem 49 m de comprimento e 17m de altura, podendo chegar a 85 km/h e com espaço para seis tripulantes — um piloto e até outros cinco ocupantes. Ele é da empresa Airship do Brasil, com matrícula PR-ZAD, possui capacidade de carga de cerca de uma tonelada e peso máximo de decolagem e pouso de 4.034 kg.
O UOL apurou que o dirigível fazia parte de uma ação contratada pelo São Paulo no dia do jogo de volta das quartas de final contra o Botafogo. A partida será disputada às 21h30, no Morumbi — o jogo de ida, no Rio, terminou empatado por 0 a 0. A aeronave leva as mensagens "Torcida que conduz" e "Vamos, São Paulo", uma em cada lado.
O dirigível sobrevoou regiões da cidade e da região metropolitana antes de cair em Osasco. Em 2023, o São Paulo fez uma ação similar antes da final da Copa do Brasil.
O São Paulo lamentou o incidente e disse que está prestando suporte. O clube informou que tratava-se de um teste para o sobrevoo noturno previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Investigadores do órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência. Será realizada a preservação dos elementos e a verificação inicial de danos causados à ou pela aeronave, além do levantamento de mais informações necessárias à investigação.
O que o São Paulo disse
O São Paulo FC lamenta o incidente ocorrido com o dirigível contratado por locação da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA. A empresa já havia prestado este mesmo serviço ao Clube por ocasião da final da Copa do Brasil, em 2023, sem nenhuma intercorrência.
O aparelho fazia um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que estava programado para a região do estádio.
O Clube informa que, felizmente, não houve feridos com gravidade e está prestando todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos.