Semifinais da Copa Paulista de 2025 será o pontapé inicial para utilização do “Desafio de vídeo”, no futebol brasileiro. Tecnologia é diferente do VAR e permite que treinadores tenham contato direto com a arbitragem.
Diferentemente do VAR, onde todas as jogadas durante a partida são monitoradas, com o Football Video Support técnicos vão poder pedir a revisão de lances que eles considerem capitais.
Equipes envolvidas nas semifinais são Comercial, XV de Piracicaba, Grêmio Prudente e Primavera.
Cada time tem direito a duas solicitações por partida, e, se estiver certo na revisão, não perde o pedido utilizado.
"Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da FIFA, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
Como será o uso do ‘Desafio de vídeo’:
Em comunicado oficial, a Federação Paulista de Futebol informou quais são os lances em que as revisões serão permitidas
- gol
- pênalti
- cartão vermelho direto ou um caso de cartão aplicado ao jogador errado
Para que a revisão aconteça, o treinador precisará gesticular girando o dedo no ar e entrega ao quarto árbitro um cartão de solicitação de desafio. A partir deste momento, o árbitro vai para o local onde poderá revisar o lance com ajuda de um operador de replay.