O jovem tenista carioca João Fonseca estreou com vitória no US Open, último dos quatro Grand Slam do ano, nesta segunda-feira (25), em Nova York (Estados Unidos). Número 45 do mundo, João derrotou o sérvio Miomir Kecmanovi (42º no ranking) por 3 sets a 0 – parciais de 7/6 (3), 7/6 (5) e 6/3 –, após duas horas e meia de partida. Esta é a primeira vez que o brasileiro disputa a chave principal do torneio norte-americano. Em 2023, João foi campeão juvenil do US Open.
Na segunda rodada, João terá pela frente o tcheco Tomas Machac (22º no ranking), que venceu o italiano Luca Nardi (86º) na estreia. A partida está programada para quarta-feira (27), em horário a ser definido.
O embate foi equilibrado nos dois primeiros sets, definidos pelo brasileiro nos tie-breaks. Na terceira parcial, João passou mal e pediu atendimento médico quando vencia por 3 a 2. Recuperado, voltou ao jogo e confirmou a vitória.
“A primeira rodada é sempre mais tensa, e hoje me senti mal no terceiro set, não sei direito o que aconteceu, mas obrigado pelo suporte. Não sabia que a bandeira do Brasil estaria aqui, então muito obrigado a todos brasileiros que me apoiaram”, disse o tenista, que completou 19 anos na última quinta-feira (21).
Bia Haddad estreia nesta terça (26)
Número 22 do mundo, a paulistana Beatriz Haddad Maia estreia na chave de simples feminina nesta terça (26), ao meio-dia (horário de Brasília), contra a britânica Sonay Kartal (51ª). As duas se enfrentaram em março, no WTA 1000 de Indian Wells, com vitória da britânica. Em 2023, Bia chegou às quartas de final do US Open.
Duplas e demais chaves do US Open
Os confrontos das duplas serão divulgados nesta terça (26). O Brasil terá cinco representantes na masculina: Marcelo Melo, Rafael Matos, Fernando Romboli, Orlando Luz e Marcelo Demoliner. Nas duplas femininas, jogam Bia Haddad, Luisa Stefani e Ingrid Martins.
A chave juvenil, a partir de domingo (31), contará com quatro brasileiros: Pedro Boinini e Luis Guto Miguel no masculino, e Victoria Barros e Nauhany Silva no feminino.
O país também terá cinco representantes no tênis em cadeira de rodas, a partir de 2 de setembro: Vitória Miranda (campeã do Aberto da Austrália e Roland Garros), Luiz Calixto, Daniel Rodrigues, Leandro Pena e Ymanitu Silva.