Com performance irretocável, Felipe Giaffone vai largar na frente na sexta etapa da temporada 2024 da Copa Truck, disputada neste fim de semana em Cascavel, no oeste do Paraná. Depois de uma manhã positiva deste sábado (31), quando liderou o terceiro treino livre, o líder do campeonato e atual dono do título foi insuperável na sessão classificatória e conquistou o Troféu Pole Position Maxon Oil pela segunda vez no ano após realizar uma volta quase perfeita no Top Qualifying: 1min19s886 a bordo do Volkswagen da R9 Competições.
“Feliz demais. Estamos com o caminhão muito bom desde o primeiro dia. Estou animado, virei o tempo na hora certa. Sabia que tinha de encaixar a primeira volta e consegui fazer isso. Garanti mais uma pole, o que é sempre bom demais”, destacou Felipe, que comemorou a pole bem ao seu estilo: plantando bananeira em frente ao seu Volkswagen #4.
Desde o início do dia, quem despontava como principal oponente de Giaffone na luta pela pole foi Roberval Andrade. O piloto da ASG Motorsport até engrossou a disputa na primeira fase da classificação, mas não foi à pista na fase decisiva da sessão e vai largar em oitavo. A segunda posição do grid ficou com um dos companheiros de equipe de Roberval: Raphael Abbate, com o Mercedes-Benz #26.
Evandro Camargo, outro nome que andou muito forte nesta quente tarde, com os termômetros marcando 33ºC de temperatura ambiente no Autódromo Internacional Zilmar Beux, foi o terceiro com Mercedes-Benz da PP Motorsport, seguido por André Marques e Beto Monteiro, ambos da R9 Competições, colocando três ‘brutos’ da Volkswagen nas cinco primeiras colocações do grid da corrida que abre a etapa, neste domingo, no circuito de 3.058 metros de extensão.
Como foi a classificação — Os confrontos entre Felipe Giaffone e Roberval Andrade e entre Volkswagen e Mercedes-Benz deram o tom da fase inicial da tomada de tempos. O atual campeão e líder do campeonato tomou para si o protagonismo da tarde depois de virar 1min20s034 em sua volta mais rápida, superando Roberval por 0s083.
Foi uma classificação muito apertada e com os ‘brutos’ andando bastante próximos. Nada menos que os 14 primeiros colocados da sessão andaram no mesmo segundo, sendo que os a diferença entre oito melhores posicionados era de apenas 0s510. Não houve exclusão de pilotos por excesso de emissões na primeira parte da tomada de tempos.
Avançaram para o Top Qualifying, além de Giaffone e Roberval, Beto Monteiro em terceiro, seguido por Evandro Camargo, Leandro Totti, Raphael Abbate, Danilo Dirani e André Marques. Três caminhões Volkswagen, três Mercedes-Benz e dois Iveco.
A definição da pole position em Cascavel teve um Felipe Giaffone quase perfeito na sua volta rápida. Com 1min19s886 em pista bastante quente, o dono do Volkswagen Meteor #4 registrou sua segunda pole na temporada e a segunda em Cascavel.
Em contrapartida, o principal adversário de Giaffone na luta pela pole enfrentou problemas e sequer voltou à pista para o Top Qualifying. Desta forma, a segunda posição no grid ficou com Raphael Abbate, com Mercedes-Benz da ASG Motorsport, a 0s313 do melhor tempo da tarde. Evandro Camargo, outro que se destacou pela performance forte em Cascavel, foi o terceiro com Mercedes-Benz da PP Motorsport, seguido pelos campeões André Marques e Beto Monteiro, companheiros de equipe na R9 Competições.
Velocidade na tela — As corridas válidas pela sexta etapa da temporada terão transmissão a partir das 14h deste domingo por meio da Band (TV aberta), canais SporTV (TV por assinatura) e pelos canais da Copa Truck, Esporte na Band, Portal High Speed e Parc Fermé no YouTube.