O correspondente Felipe Kieling, da BandNews FM, detalhou na manhã desta sexta-feira (12) a ação tomada pelo poder público de Paris de promover uma "limpeza social" e retirar os moradores em situação de rua das áreas consideradas 'olímpicas'.
De acordo com o jornalista, há um grupo de funcionários públicos que chegam em moradores em situação de rua, os abordam e garantem moradia de longo prazo, assistência social e benefícios em outras cidades.
Com as promessas, as pessoas em vulnerabilidade entram em ônibus e são levadas a Marselha e Lyon. Na chegada, não há nada do prometido e as pessoas retornam para a moradia em situação de rua.
O jornal 'The New York Times' conversou com imigrantes que presenciaram as cenas e confirmaram as ações contra moradores em situação de rua nos arredores da Vila Olímpica. Há casos, ainda, de deportação.
A prefeitura de Paris, no entanto, garante que as ações não tem ligação com os Jogos Olímpicos e que há projetos de ressocialização sendo executados em parceria com outras cidades, já que Paris estaria "sobrecarregada". Na capital francesa, é estimado que 5 mil pessoas estejam em situação de rua.