Foi com uma dobradinha histórica para o Brasil neste domingo (8) que terminaram as provas de paracanoagem nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na final dos 200 metros VL2, categoria que prevê competidores com movimentos de tronco e braços, o atleta do Rema Londrina/ Iate Clube de Londrina/ FEL, Igor Tofalini, ficou com a medalha de prata ao registrar o tempo de 51s78. Colega de Seleção Brasileira, Fernando Rufino ficou com o ouro ao cruzar o percurso em 50s47. O norte-americano Blake Haxton completou o pódio.
A medalha de prata de Igor Tofalini foi conquistada com muita emoção. A vantagem dele para Blake Haxton foi de apenas 3 centésimos. Com poucas palavras, ainda na raia de competições, o Peão das Águas comemorou aos gritos para a transmissão oficial.
“Obrigado, meu Deus. Valeu! Eu amo o Brasil. Dominamos a França”, comemorou Igor Tofalini.
Com a prata alcançada em Paris, Igor Tofalini coloca as mãos na medalha da competição que faltava no currículo. Antes da inédita medalha dos Jogos Paralímpicos, ele já havia comemorado cinco títulos nacionais, dois Pan-Americanos e dois títulos mundiais.
Igor Tofalini comemora o feito em Paris, com os colegas de Seleção Brasileira, até terça-feira (10), quando embarca para o Brasil. A previsão de chegada dele em Londrina é na quarta-feira (11), às 08h35, no Aeroporto Governador José Richa. A recepção será feita por familiares e torcedores.