Morreu neste domingo (6), aos 73 anos, o ex-jogador holandês Johan Neeskens.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (7) pela KNVB (Real Federação Holandesa de Futebol), que não divulgou a causa da morte. O ex-jogador estava na Argélia para um projeto da entidade dedicado à formação de treinadores em outros países.
“As palavras são inadequadas para esta perda enorme e repentina. Nossos pensamentos estão com sua esposa Marlis, seus filhos, familiares e amigos. O mundo não está apenas se despedindo de um esportista talentoso, mas principalmente de um ser humano comprometido, motivado e maravilhoso”, lamentou a entidade em nota.
Nascido em 15 de setembro de 1951 na cidade de Heemstede, Neeskens começou a carreira no RCH. Em 1970, assinou com o Ajax, no qual atuou até 1974. Pelo clube de Amsterdã, foi tricampeão europeu (1971, 1972 e 1973), além de conquistar o Mundial Interclubes de 1972, entre outros títulos.
Do Ajax, o meio-campista foi para o Barcelona, no qual jogou até 1979. Nas redes sociais, o clube catalão divulgou uma mensagem lamentando a morte.
“O Barcelona lamenta profundamente a morte de Johan Neeskens. Uma lenda azul-grená que estará sempre em nossa história. Descanse em paz”, publicou.
Foi na década de 1970 ainda que o meio-campista viveu o auge na seleção da Holanda. A equipe foi vice-campeã nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, além de ter ficado com o terceiro lugar na Eurocopa de 1976.
A partir do fim da década de 1970, Neeskens passou ainda por equipes como New York Cosmos e Groningen. No começo da década de 1990, aposentou-se jogando no futebol da Suíça. Depois, atuou ainda como treinador ou auxiliar, passando por clubes como Barcelona e Galatasaray, bem como pelas seleções da Holanda e da Austrália.