O Celtics está a dois jogos de ser campeão da NBA pela 18ª vez em sua história. Com um jogo coletivo e liderada por noite inspirada de Jrue Holiday, a equipe de Boston venceu por 105 a 98 e abriu 2 a 0 na série contra o Dallas Mavericks na noite deste domingo (9).
Holiday foi o melhor em quadra pelo lado de Boston, com um jogo ofensivo e desenfivo muito eficiente, encerrando o jogo como o cestinha pelo lado Celta, com 26 pontos, 11 rebotes e 3 assistências.
Com status questionável antes da partida, Luka Doncic anotou um triplo-duplo, com 32 pontos, 11 assistências e 11 rebotes, mas não foi suficiente para o Mavericks evitar a segunda derrota na série.
Mais uma vez muito vaiado durante todo o jogo, Kyrie Irving não conseguiu ser o destaque que Dallas precisava e encerrou a partida com 16 pontos, 6 assistências e 3 rebotes.
Um dos principais nomes de Boston, Jayson Tatum ficou a um rebote de também anotar um triplo-duplo, ficando com 18 pontos, 11 assistências e 9 rebotes.
1º Quarto: Celtics 25x28 Mavericks
Se foi absoluto no início do primeiro jogo da final, o Boston Celtics cometeu muitos erros de arremesso no primeiro quarto do segundo confronto contra o Dallas Mavericks nas finais, acertando apenas um arremesso de três pontos e fechando o período com um acerto em nove tentativas do perímetro.
E esses erros foram essenciais para o Mavericks liderar o primeiro período, mesmo cometendo muitos turnovers e erros em lances livres, que evitaram que a equipe de Dallas abrisse uma boa vantagem no placar.
2º Quarto: Celtics 54x51 Mavericks
Sem pontuar no primeiro quarto, Jayson Tatum fez seus primeiros pontos no início do segundo quarto e, com seu jogo coletivo, dando muitas assistências e cadenciando o jogo, ajudou o Celtics a assumir a frente do placar.
Com Tatum não sendo um grande pontuador em quadra, Boston contou com Derrick White, Porzings e Holiday para superar um Mavericks que precisava muito do brilho de Doncic.
Se antes do jogo Doncic era dúvida, em quadra o esloveno foi o melhor do primeiro tempo e marcou 23 pontos e deu 3 assistências. Pelo lado do Celtics, que teve um Tatum apagado e jogando para o coletivo, Jrue Holiday foi o cestinha com 17 pontos.
3º Quarto: Celtics 83x74 Mavericks
Na volta do intervalo, o Dallas Mavericks teve o seu pior desempenho em arremessos de três pontos, sem nenhum acerto nos primeiros 9 minutos do terceiro quarto, e viu o Celtics abrir a vantagem de 13 pontos, a maior diferença de pontos da partida.
E assim como no primeiro jogo, Kristaps Porzingis se mostrou um paredão para o ataque de Dallas, com bloqueios precisos para impedir uma reação do Mavericks.
No final do quarto, no último segundo do período, Pritchard acertou uma bola do meio da quadra e fechou o terceiro quarto com uma vantagem de nove pontos para Boston.
4º Quarto: Celtics 105x98 Mavericks
No último quarto, Boston apenas administrou a vantagem e conduziu o relógio até o final da partida, chegando a passar por um momento de perigo a um minuto e meio do fim, quando Dallas poderia reduzir a diferença para 3 pontos, mas Derrick White bloqueou P.J Washington e Jrue Holiday carimbou mais uma vitória do Celtics.