O Palmeiras quer uma rescisão amigável com Dudu para encerrar o ciclo do jogador que está no clube desde 2015. A tendência é que o jogador aceite a proposta e assine um contrato com o Cruzeiro, apesar de ter tido uma proposta do Santos.
O principal motivo para isso é que o clube avalia que ele já não vive mais sua melhor fase técnica e que o custo-benefício não é bom. Com a saída de Dudu, o Alviverde economiza pelo menos R$ 25 milhões com salários e imagem do atleta. Esse valor poderia aumentar com pagamento de bichos e eventuais premiações.
Além disso, o jogador ficaria em uma situação delicada no clube a partir do ano que vem por conta de uma cláusula contratual que garante renovação automática por mais uma temporada caso ele consiga atingir um determinado número de partidas.
Leila Pereira está convencida que a permanência de Dudu no clube não é boa. O jogador também entende que já não é mais bem visto pela diretoria e que não tem o espaço que gostaria de ter com a atual comissão técnica. Essa renovação automática seria um obstáculo para que ele recebesse mais oportunidades.
Apesar de tudo estar encaminhado, tanto o Cruzeiro quanto o Palmeiras adotam uma postura de calma, uma vez que já houve um acerto entre os clubes e com o jogador que acabou não se concretizando de última hora pela desistência do atleta.