A Alpine ainda não confirmou quem será o companheiro de equipe de Pierre Gasly na temporada 2026 da Fórmula 1. E mesmo estando na lanterna do Mundial de construtores em 2025, a equipe francesa tem uma fila de interessados na vaga.
O time da Renault começou 2025 com Jack Doohan, mas o australiano perdeu o posto para Franco Colapinto no decorrer o campeonato. O argentino ainda não pontuou e tem futuro incerto, mas a permanência não é descartada.
Candidatos como Valtteri Bottas e Sergio Pérez também eram cotados, mas ambos fecharam com a estreante Cadillac para 2026. Enquanto isso, pilotos como Felipe Drugovich e Yuki Tsunoda estão entre os especulados.
Por enquanto, ainda não há pressa para bater o martelo. “Temos outras quatro ou cinco corridas para e escolher, e então vamos ver. É novembro, e precisamos tomar uma decisão”, avisou o chefe de equipe da Alpine, Flavio Briatore.
Confira quem são os especulados para a vaga da Alpine:
Felipe Drugovich (BRA): Campeão da Fórmula 2 em 2022, o brasileiro é piloto reserva da Aston Martin desde então. Já foi cotado em outras vagas, como Williams e Cadillac, mas as especulações não avançaram. Neste momento, embora pinte no radar da F1, o paranaense estaria também perto de uma vaga na Fórmula E.
Paul Aron (EST): O estoniano foi terceiro colocado na F2 em 2024 e foi promovido a piloto reserva da Alpine em 2025. Pode até ganhar uma chance, mas apenas como um tapa-buraco – uma possibilidade até mesmo para a atual temporada. Tem a seu favor o fato de Ritomo Miyata, que também era reserva na Alpine, ter se mandado para a Haas no decorrer do ano.
Yuki Tsunoda (JAP): O japonês já mostrou talento nos tempos de AlphaTauri/Racing Bulls. Está devendo na Red Bull em 2025, então busca boas chances em outros lugares. A Alpine já apareceu como possibilidade, mas também foi ventilado como eventual reserva da Aston Martin, que terá motores Honda a partir de 2026.
Guanyu Zhou (CHN): Reserva da Ferrari em 2025, o chinês perdeu a disputa por uma vaga na Cadillac em 2026. Mas segundo o site japonês Autosport Web, Zhou tem interesse em voltar ao grid e já tem conversado com Flavio Briatore. O rumor ganha força ao mesmo tempo em que a montadora chinesa Geely é apontada possível como parceira da Alpine na F1.
Leonardo Fornaroli (ITA): O italiano foi campeão da Fórmula 3 em 2024 e lidera a classificação da Fórmula 2 em 2025. A imprensa europeia acredita que, mesmo sem vínculo, está na mira do time francês. “Ele traz muito dinheiro. Acho que a Alpine vai falar com ele”, cogita o piloto holandês Ranger van der Zande.
Richard Verschoor (HOL): Outro da Fórmula 2 que pode pintar na vaga da Alpine é o holandês Richard Verschoor, terceiro colocado do grid. O próprio piloto não demonstra muito otimismo, mas o canal de TV Ziggo Sport colocou na lista o nome do piloto da MP Motorsport.
Alex Dunne (IRL): E há outro nome da F2 que pode pintar na Alpine: o irlandês Alex Dunne, que integra a academia de formação de pilotos da McLaren. Ainda segundo o Autosport Web, Dunne participará de um TPC com o time francês e surge como um dos favoritos à vaga ao lado de Pierre Gasly. A McLaren tem interesse em colocá-lo no grid em 2026.
Franco Colapinto (ARG): O argentino mostrou bons números pela Williams em 2024, mas sem repetir o brilho na Alpine em 2025. No time francês, no entanto, tem ganhado elogios que podem dar a ele esperança. “Nas últimas três ou quatro corridas, ele tem sido mais consistente, sem cometer erros. Talvez seja Franco”, disse Flavio Briatore.
Jack Doohan (AUS): O fraco desempenho de Franco Colapinto desde o GP da Emilia-Romagna isentou o australiano, que perdeu a vaga no time depois de sete corridas. Mas para Rick Winkelman, comentarista da Ziggo Sports, “Franco Colapinto não vai terminar a temporada, e Jack Doohan provavelmente vai retornar”. Será?