O Campeonato Brasileiro da Série C 2025, com transmissão do Band.com.br e do Bandplay, chegou na reta final. Faltam apenas duas rodadas para finalizar a primeira fase. Já temos algumas definições confirmadas: um time foi rebaixado e outros 5 se classificaram para a segunda fase.
Como é o regulamento da Série C
Os 20 times se enfrentam uma vez. Os 8 melhores passam para a segunda fase. Já os quatro piores são rebaixados para a Série D.
Os 8 classificados são divididos em dois grupos, de acordo com as posições deles após a última rodada da primeira fase:
Grupo B: 1º, 4º, 5º e 8º
Grupo C: 2º, 3º, 6º e 7º
Os times de cada grupo vão se enfrentar em dois turnos. Os dois melhores de cada grupo garantem os acessos para a Série B. Os líderes de cada grupo disputam a final em dois jogos.
O que está definido na Série C de 2025?
Por enquanto, 5 times se classificaram com antecedência: Caxias, Náutico, Ponte Preta, Londrina e São Bernardo.
Neste momento, 8 times estão próximos na briga pelas 3 vagas restantes: Floresta (24 pontos), Confiança (23), Guarani (23), Brusque (22), Ypiranga (22), CSA (22), Ituano (21), Maringá (21).
Segundo matemáticos do site Chance de Gol, quem conseguir 28 pontos certamente vai se classificar.
Zona de rebaixamento da Série C
O Tombense já está matematicamente rebaixado para a Série D, com apenas 13 pontos. O Retrô tem a mesma pontuação, mas possui uma vitória a mais e ainda não caiu. Porém, só poderia escapar com combinação improvável.
Acima deles, ainda no Z4, estão ABC (17 pontos) e Itabaiana (18). Mais 3 times estão perto da zona de rebaixamento: Anápolis (19 pontos), Figueirense (20) e Botafogo-PB (20).
Favoritos ao acesso
Pelo desempenho atual, Caxias e Náutico são os principais favoritos na Série C. O time gaúcho foi o primeiro a se classificar, é líder disparado (5 pontos de vantagem) e não perde há 4 jogos.
Já o Timbu vive sequência impressionante: não perde há 10 jogos, tem 5 vitórias consecutivas e não sofre gol desde 16 de junho.
Abaixo deles, não há favoritismo. Ponte Preta e Londrina tiveram boas fases, mas recentemente apresentaram atuações abaixo da média, assim como São Bernardo.
É provável que uma equipe ainda não classificada consiga embalo e chegue à segunda fase cheia de confiança. O Guarani, por exemplo, não perde há 3 jogos, entrou no G8 e pode emendar essa boa sequência.