Após temporada de títulos no basquete francês, no comando do Paris Basketball, o catarinense Tiago Splitter, de 40 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (23) como novo treinador do Portland Trail Blazers. Ele substitui o técnico Chauncey Billups, recentemente envolvido em investigações do FBI por apostas ilegais.
Ex-pivô da seleção brasileira e primeiro brasileiro campeão como jogador da NBA (2014, pelo San Antonio Spurs), Splitter agora se torna o primeiro técnico do país a comandar uma equipe da principal liga norte-americana de basquete. Em junho de 2025, encerrou sua primeira experiência como treinador levando o Paris Basketball ao título da Copa da França e da Liga Francesa de Basquete.
Natural de Blumenau (SC), Splitter atuou em clubes europeus antes de jogar sete temporadas na NBA. Aposentou-se em 2018 e, um ano depois, iniciou a carreira de treinador, passando como assistente técnico no Brooklyn Nets (2019–2023) e Houston Rockets (2023–24). Em 2024, ajudou a seleção brasileira masculina de basquete a se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris, atuando como assistente de Aleksandar Petrovic.