Uma ação realizada neste sábado (15), no Conjunto João Paz, zona
norte de Londrina, fez com que cerca de 60 estudantes pusessem, literalmente,
as mãos na massa.
Com muita tinta, pincel e disposição, os jovens revitalizaram muros da região e visitaram bairros em situação de vulnerabilidade social.
O trabalho fez parte da missão solidária realizada na Escola Social Irmão Acácio, que pertence ao Grupo Marista. A missão é uma iniciativa da Pastoral Juvenil que já existe há quinze anos.
Bruno Socher, coordenador do projeto, diz que “o objetivo principal é educar para a solidariedade e voluntariado”.
Os jovens vieram de várias partes do país. Eles abriram mão das férias de julho para passar por uma imersão que une espiritualidade e solidariedade. Londrina, Curitiba, Dourados e Presidente Prudente são algumas cidades representadas na ação.
Manoela Soares, estudante, contou à nossa equipe de reportagens que nunca foi muito “ligada” as igrejas ou religiões pelas quais passou, “mas a Pastoral Juvenil Marista (PJM) traz uma alegria diferente do que eu sentia antes”.
O mesmo trabalho também será realizado em outras quatro cidades: Criciúma, Ponta Grossa, Fazenda Rio Grande e São Paulo. A ideia é que, depois dessa imersão, os estudantes retornem para suas escolas, desenvolvam projetos de voluntariado e se sintam instigados a promover transformações sociais em suas comunidades.