Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Após confrontos, Evo condena repressão e pede fim do 'massacre'

17 nov 2019 às 07:29
Por: Estadão Conteúdo

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales condenou na sexta-feira, 15, a repressão a grupos cocaleiros perto de Cochabamba, ação que deixou 9 mortos e 132 feridos, e pediu para que as Forças Armadas e a polícia "parem o massacre".

"Condeno e denuncio ao mundo que o regime golpista que tomou o poder por assalto em minha querida Bolívia reprime com balas das Forças Armadas e da polícia o povo que pede pacificação e a reposição do Estado de direito", escreveu Evo no Twitter.

Evo pediu às Forças Armadas e à polícia que "parem o massacre" porque "o uniforme das instituições da pátria não pode ser manchado com o sangue do povo".

"Agora, assassinam nossos irmãos em Sacaba, Cochabamba", afirmou o ex-presidente, que está no México, após renunciar à presidência da Bolívia e aceitar o asilo oferecido pelo governo do país.

O ex-presidente ainda classificou como "ditadura" o governo da presidente interina Jeanine Áñez, citando também os opositores Carlos Mesa e Luis Fernando Camacho.

Outras notícias

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA; Veja o video

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

"Para justificar o golpe, Mesa e Camacho nos acusaram de 'ditadura'. Agora sua 'presidenta' autoproclamada e seu gabinete de advogados defensores de violadores e repressores massacra o povo com as Forças Armadas e a polícia como a verdadeira ditadura", disse.

Evo rejeita acusações

Em entrevista à emissora CNN, Evo Morales afirmou que a única saída para a crise e para pacificar a Bolívia é a realização de uma reunião nacional com todos os setores políticos, com ou sem mediação internacional.

"A melhor forma de pacificar neste momento é uma reunião na qual estejam presentes Camacho, Mesa, Evo, os movimentos sociais e o governo de fato", afirmou o ex-presidente.

Ele também rejeitou as acusações da presidente interina, Jeanine Áñez, que disse que, se Evo voltar à Bolívia, deverá responder à Justiça pelas irregularidades nas eleições e atos de corrupção.

O ex-presidente questionou "que crime eleitoral eu poderia ter cometido", ao destacar que nunca pediu nada às autoridades. "Jamais cometi delito", insistiu Evo. "Por que eles têm tanto medo de nós?", perguntou.

Governo interino quer dialogar com oposição

O governo de transição boliviano anunciou na sexta-feira que buscará dialogar com os setores pró-Evo. Em uma entrevista coletiva no Palácio do Governo em La Paz, o ministro da Presidência, Jerjes Justiniano, afirmou que viajará a Cochabamba para realizar "todos os esforços" para isso.

A autoridade ressaltou que a intenção do governo interino é conseguir se aproximar de todos os setores e não discriminar nenhum.

Questionado sobre a possibilidade de contar com a presença de mediadores para a crise no país, Justiniano disse que já pediram, por meio da chancelaria, que as Nações Unidas enviem uma "equipe especializada em mediação" à Bolívia. COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pai e filho são mortos a tiros após desentendimento com policial no norte do Paraná

Cidade

Idoso de 63 anos é espancado a pauladas no Mister Thomas após tirar fotos de crianças

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.