Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Após fogo, Austrália tem tempestades de granizo e areia

21 jan 2020 às 09:10
Por: Estadão Conteúdo

O litoral leste da Austrália foi atingido nesta segunda-feira, 20, por uma tempestade de granizo, com pedras de gelo do tamanho de bolas de golfe. Apesar de ter durado apenas 15 minutos, o fenômeno foi suficiente para deixar carros amassados, pássaros machucados, prédios destruídos e dois turistas feridos em Camberra. Foram registrados ventos de até 116 km/h, segundo o Escritório Australiano de Meteorologia.

Agora, meteorologistas alertam para o risco de tempestades de raios em cidades do Estado de Nova Gales do Sul. Em sua mensagem, o escritório fala em "ventos prejudiciais (possivelmente destrutivos), grandes pedras de granizo (possivelmente gigantes) e fortes chuvas". Na região de Blue Mountains, dois jovens, de 16 e 24 anos, foram atingidos por raios durante as tempestade. Ambos estão em condição estável, segundo a agência France Presse.

Na tarde do domingo, a Austrália registrou outro fenômeno meteorológico que transformou o dia em noite em Nova Gales do Sul, quando uma tempestade de areia cobriu cidades inteiras. As nuvens, que mediam cerca de 300 metros de altura, começaram na cidade Narromine e estima-se que sua extensão total seja superior à da cidade inteira.

Os fenômenos ocorreram em meio aos esforços da Austrália de se recuperar dos mais de quatro meses ininterruptos de incêndios que devastaram o país e deixaram sua vida selvagem irreversivelmente prejudicada. Em números, foram 10 milhões de hectares destruídos pelo fogo, 29 mortes, 2 mil casas e mais de 1 bilhão de animais incinerados.

O coordenador-geral de pesquisas e desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Antonio Marengo, afirmou que os fenômenos australianos, provavelmente, foram acelerados pela recente onda de incêndios no país. Com o aquecimento e desgaste do solo, ele começa a produzir energia que, em questão de minutos, pode ser transformada em um "tornado" ou em tempestades de areia.

Outras notícias

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

O processo, que deveria ocorrer de forma orgânica e em menor escala, acaba sendo acelerado pela interferência humana. "Se você tirasse toda a população, a seca seria um processo natural, assim como as queimadas. Mas, com a introdução do ser humano, esse impacto fica muito mais forte", afirmou Marengo.

De acordo com o pesquisador, esse pode ser o início de uma "nova norma meteorológica". "O que observamos é que os extremos estão mudando: o verão nos EUA bateu recorde de temperaturas altas e o inverno bate recorde de frio. Já estamos sentindo os primeiros sintomas das mudanças climáticas, o que pode acontecer mais frequentemente no futuro."

Apesar de suas particularidades geológicas, um dos paralelos possíveis entre os efeitos climáticos dos incêndios na Austrália é o que aconteceu com as queimadas na Amazônia, em 2019. Da mesma forma que o desmatamento ajudou a alastrar o fogo no Norte do Brasil, a interferência humana pode ter contribuído para que os problemas se intensificassem na Oceania.

"Todo aquele 'aerossol' das queimadas na Austrália podem ter provocado uma reação atípica. É mais ou menos o que aconteceu em São Paulo, quando o dia virou noite", disse Marengo, notando os efeitos sentidos no Sudest, em agosto, quando uma nuvem cobriu o céu da capital paulista - no caso brasileiro, a causa também teria sido resultado da ação humana.

"Claro que os efeitos são diferentes, pois as partículas de fumaça são diferentes. Mas os impactos são similares. E, de certa forma, a causa seria a mesma: o efeito humano", afirmou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo
Imagem de destaque

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mundo

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Bombeiros resgatam homem de 39 anos após 10 minutos submerso no Lago Igapó

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Podcasts

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.