Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Embaixada da Ucrânia espera posição forte do Brasil sobre guerra

25 fev 2022 às 21:54
Por: Agência Brasil

O encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse esperar que o Brasil condene fortemente o ataque russo ao território ucraniano. Ele também considera importante que sanções econômicas sejam impostas pelo governo brasileiro.

Nesta noite, o Brasil votou a favor da resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que condenava a invasão da Rússia à Ucrânia. No entanto, a resolução não foi aprovada pelo voto contrário da Rússia, que faz parte do conselho.

O encarregado tratou a ação russa como uma violação do direito internacional. "Não é uma questão de apoiar um país ou outro. É uma questão de estar a favor dos valores democráticos", acrescentou.

Tkach destacou que sanções econômicas já foram impostas à Rússia por Estados Unidos, pelo Reino Unido e pela União Europeia. Ele cobrou que outros países tomem medidas similares de solidariedade à Ucrânia. Também pediu apoio através do envio de armas e de recursos financeiros.

A guerra entre Ucrânia e Rússia tem raízes profundas. Em 2014, um governo mais próximo da política russa foi deposto em decorrência de protestos da população  e substituído por outro alinhado ao ocidente. A oposição celebrou o episódio como uma revolução, enquanto o então presidente Viktor Yanukovych considerou ter sido vítima de um golpe de Estado.

Outras notícias

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

O presidente russo Vladmir Putin sustenta agir em defesa da população russa de Lugansk e Donetsk, no leste ucraniano. Ele já havia reconhecido as declarações de independência feitas por movimentos separatistas nestas duas regiões. Nos últimos meses, Putin também justificou movimentações militares como uma reação à aproximação entre a Ucrânia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), antiga aliança militar articulada pelos Estados Unidos e outros países ocidentais em meio a Guerra Fria.

Por sua vez, o governo ucraniano afirma que houve uma violação de sua soberania e acusa a Rússia de ter projetos imperialistas na região. Em 2014, a Crimeia, até então outra região da Ucrânia, foi anexada à Federação Russa.

Risco nuclear

Anatoliy Tkach também lamentou a tomada da Usina Nuclear de Chernobyl por militares russos. Trata-se de uma área restrita e monitorada em função do desastre ocorrido em 1986, quando a explosão de um reator causou de imediato dezenas de mortes e demandou a evacuação de 48 mil habitantes dos arredores. Até hoje a extensão dos impactos não é plenamente conhecida e não se sabe quantas pessoas desenvolveram problemas em decorrência da exposição à radiação.

"As forças russas não permitem a atuação do pessoal da usina nuclear. É uma grave violação das normas de segurança técnica", disse Tkach. Dispositivos que medem a radiação teriam, segundo ele, detectado níveis mais altos que o normal. "Já que não temos acesso ao território, acreditamos que isso é provocado pelo movimento de equipamentos militares russos pesados e a suspensão de poeira radioativa no ar", avaliou.

Apesar das preocupações, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou uma nota em seu site informando que a Usina Nuclear de Chernobyl continua dentro dos parâmetros de segurança. O órgão foi informado da situação pela Ucrânia e pediu que as operações seguras e protegidas das instalações não sejam afetadas ou interrompidas.

"As leituras informadas pelo regulador – de até 9,46 microSieverts por hora – são baixas e permanecem dentro da faixa operacional medida na Zona de Exclusão desde que foi estabelecida e, portanto, não representam nenhum perigo para o público", registra a nota a AIEA. A agência informou que acompanhará de perto a situação e fornecerá atualizações regulares.

*Matéria alterada às 21h10 para esclarecimento de informações

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo
Imagem de destaque

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mundo

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Problema eletromecânico no Sistema Tibagi causa falta de água em Londrina e Cambé

Brasil e mundo
Brasil

Grupo de caminhoneiros planeja paralisação amanhã; categoria nega apoio

Cidade
Londrina e região

Morte de policial: defesa aponta que outra pessoa dirigia carro envolvido em acidente

Cidade
Londrina e região

Motorista Marlene da Van morre aos 84 anos e sepultamento ocorre no Cemitério São Paulo

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.