Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Entenda como funcionam as regras de quarentena nos EUA, Europa e Ásia

09 abr 2020 às 13:10
Por: Estadão Conteúdo

Com quase 1,5 milhão de casos de coronavírus pelo mundo, medidas de isolamento social, em maior ou menor grau, já são notadas em diversos países. Na Itália, onde o vírus causou mais de 17 mil mortes, o controle é rígido e o país já aplicou mais de 40 mil multas para quem fura a quarentena. Na Suécia, onde há bem menos registros, as medidas por enquanto são mais suaves. O que se viu nos Estados Unidos foram decisões progressivas e que mudam de Estado para Estado. Confira a seguir as informações por país:

Itália, Espanha e França

Os governos de Itália, Espanha e França, três dos quatro países mais afetados pela covid-19, determinaram medidas como quarentenas obrigatórias e estão aplicando multas para as pessoas que desobedecerem a medida. Aglomerações estão proibidas e eventos públicos foram cancelados. Em Madri, o governo decidiu usar drones para monitorar o fluxo de pessoas. A Itália já emitiu mais de 40 mil multas para quem descumpriu as medidas de distanciamento social. As medidas de limitação da circulação de pessoas têm como objetivo reduzir a disseminação do coronavírus nessas nações, que juntas, tiveram 400 mil casos de coronavírus e mais de 43 mil mortos.

Suécia

Diferente de outros países europeus, na Suécia as medidas de distanciamento social estão mais suaves. Ainda é possível levar crianças à escola, ir a restaurantes e à academia. O governo, no entanto, recomendou que as pessoas que possam trabalhem de casa, não façam viagens que não sejam essenciais e fiquem apenas o tempo necessário nas ruas. Shows, eventos esportivos e aglomerações com mais de 50 pessoas estão proibidas.

Estados Unidos

Com 400 mil casos de coronavírus, os Estados Unidos adotaram medidas progressivamente. No início, o presidente Donald Trump minimizou a importância do vírus. Pouco a pouco, Estados como Califórnia e Nova York decidiram adotar quarentenas e medidas mais restritas que as do governo federal. O número de casos confirmados é elevado porque os EUA continuam fazendo mais testes do que qualquer outro país. A nação aprovou um pacote de US$ 2 trilhões para estimular a economia em meio à pandemia de coronavírus.

China

No início do surto, na China, autoridades restringiram viagens em todo o país e disseram às pessoas para ficar em casa. As medidas têm sido flexibilizadas apenas recentemente. Mas, nas fábricas, a rotina agora exige medições de temperatura e muito mais cuidado do que antes. Estrangeiros que precisem viajar ao país a trabalho em casos essenciais ainda podem obter vistos.

Índia

Segundo país mais populoso do mundo, a Índia baniu todos os voos internacionais até 14 de abril. E impôs a maior quarentena do mundo, que causou uma migração em massa das grandes cidades para outras regiões do país de 1,3 bilhão de habitantes. Milhões de pessoas vivem em favelas na Índia e ficar em casa por três semanas, sem renda, é algo impossível. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou um pacote de US$ 24 bilhões, incluindo o fornecimento de comida gratuita para 800 milhões de pessoas. Também haverá gás de cozinha gratuito para 80 milhões de famílias nos próximos 3 meses.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Mundo
Imagem de destaque

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

Mundo

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Cascavel e região

Homem é encontrado morto no banco traseiro de carro carbonizado em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.