O Paraguai celebra seus 209 anos de independência. Desta vez, sem comemorações públicas, pra evitar aglomeração de pessoas, já que o país segue a chamada "quarentena inteligente".
Antes da chegada de colonos espanhóis, o atual território do Paraguai era habitado por indígenas, de diversas etnias. Antes da chegada dos europeus, os territórios situados entre os rios Paraná e Paraguai eram ocupados pelos guaranis, que viviam da agricultura, da caça e da pesca.
Por isso, uma das línguas oficiais do país, segue até hoje, sendo o Guarani. O período colonial compreende a data do descobrimento europeu do Paraguai, nos anos 1520 até a independência do país em 1811.
O Paraguai celebra hoje e amanhã, 209 anos de independência da Espanha. A proclamação ocorreu na noite do dia 14 de maio de 1811. E se estendeu ao longo do dia 15.
Por causa da quarentena, e das medidas de distanciamento social, os tradicionais desfiles cívicos e apresentações culturais não vão acontecer. Pra não passar em branco, historiadores narrarão os fatos através da internet.