Todos os locais
Todos os locais
Mundo

Governo britânico insiste em afirmar que haverá Brexit no dia 31

21 out 2019 às 08:20
Por: Estadão Conteúdo

O governo britânico insistiu neste domingo, 20, que o Reino Unido deixará a União Europeia no dia 31, apesar de o premiê, Boris Johnson, ter sido forçado pelo Parlamento a enviar uma carta ao bloco europeu pedindo um adiamento do Brexit.

"Vamos sair até 31 de outubro. Temos os meios e a habilidade para fazê-lo", disse Michael Gove, ministro responsável pelas preparações de um Brexit sem acordo, à rede Sky News.

Em um duro revés para Johnson, o Parlamento adiou de sábado para hoje a votação sobre o acordo alcançado na quinta-feira entre Londres e a UE, em uma manobra que fez entrar automaticamente em vigor o chamado Benn Act, tramitado semanas atrás pelos mesmos deputados, que tem como objetivo impedir uma saída britânica sem acordo. Segundo a lei, se o acordo não fosse votado até sábado, Johnson seria obrigado a pedir uma prorrogação sob a ameaça de prisão.

O secretário britânico de Relações Exteriores, Dominic Raab, disse à rede BBC estar confiante de que o governo conseguirá apoio suficiente para aprovar o acordo e, finalmente, deixar o bloco no prazo. Os trabalhistas, no entanto, disseram que vão tentar levar o acordo a um referendo.

O partido unionista norte-irlandês DUP, base de apoio do governo, rejeita o novo acordo, segundo o qual a província britânica continuaria a ser administrada por algumas regulamentações do Mercado Comum Europeu e permaneceria de fato em uma união alfandegária com a UE, embora permanecesse legalmente na mesma zona aduaneira que o restante do Reino Unido. Contrários a qualquer tipo de Brexit, também devem votar contra o governo os nacionalistas escoceses do SNP e os centristas do Partido Liberal-Democrata.

Outras notícias

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

O jornal Sunday Times afirmou no domingo que a União Europeia está esperando para ver o resultado da votação de hoje no Parlamento para tomar alguma decisão e adiará o Brexit até fevereiro de 2020 caso Johnson não consiga aprovar seu acordo.

O adiamento não seria definitivo, e o Reino Unido poderia sair antes, em 10 ou 15 de novembro, dezembro ou janeiro, caso seu acordo seja ratificado antes do fim da extensão, disse o jornal britânico, citando fontes diplomáticas. Nenhuma decisão será tomada até que governos da UE tenham a oportunidade de avaliar as chances do acordo de saída ser aprovado pelo Parlamento antes de terça-feira, acrescentou o jornal.

Diplomatas disseram que a União Europeia tentará ganhar tempo para decidir sobre o pedido relutante do primeiro-ministro britânico após uma reunião de urgência realizada no domingo. Do ponto de vista da UE, as opções de extensão variam de apenas um mês adicional até o final de novembro a meio ano ou mais. "Estamos buscando mais clareza até o final da semana, esperando que, a essa altura, também vejamos como as coisas se desenvolvem em Londres", disse um diplomata da UE. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Mundo
Josué da Cunha

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Mundo

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Mundo

Charles III é proclamado soberano do Reino Unido

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Chuva derruba viaduto perto do distrito do Irerê e trecho é interditado

Cidade
Londrina e região

Suspeito de assediar mulher na rua é agredido por várias pessoas na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Incêndio na Rua Jerusalém mobiliza o Corpo de Bombeiros na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Carro bate contra muro e deixa quatro crianças feridas na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Militares enfrentam fogo e fumaça para salvar família de casa atingida por incêndio

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.