Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Imigração japonesa para o Brasil completa 110 anos

07 jul 2018 às 14:16
Por: Redação Tarobá News

Com a revolução Meiji em 1868 e o fim do governo Tokugawa, o Japão deixa de ser um Estado feudal e se torna um Estado moderno.

 A economia, até então baseada quase exclusivamente na agricultura, torna-se manufatureira e industrial. O término do período Tokugawa marca o início do intercâmbio cultural e econômico entre o Japão e o Ocidente através da assinatura de tratados de comércio e amizade com diversas nações, entre elas, o Brasil em 1895.

A modernização do Japão ocorreu às custas de uma pesada taxação sobre a terra e a produção agrícola, fazendo com que muitos trabalhadores rurais abandonassem o campo com destino às cidades. Também são essas pessoas, colocadas à margem do processo de modernização do Japão, que foram procurar em outros países melhores condições de vida.

Em 1868, os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram em Honolulu, no Havaí, para trabalhar nas plantações de açúcar. Neste mesmo ano, outros imigrantes japoneses viajaram para a ilha de Guam, uma possessão alemã. A incorporação do Havaí pelos Estados Unidos facilitou o fluxo migratório de japoneses na América. Além dos Estados Unidos, os imigrantes japoneses se destinaram ao Canadá (para trabalhar nas indústrias de madeira e pesca), ao Peru e ao Brasil (trabalho nas fazendas de café).

Por diversos motivos, os países tradicionalmente receptores da mão-de-obra japonesa começam a fechar suas portas. As restrições à imigração japonesa impostas pelo Canadá em 1923 foram seguidas pela proibição da entrada de imigrantes japoneses nos Estados Unidos (Quota Immigration Law) em 1924. Essas restrições resultaram no aumento da imigração japonesa ao Brasil a partir da segunda década do século XX.

Outras notícias

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA; Veja o video

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

 

A IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

 

O Brasil tentava resolver o problema da carência de mão-de-obra na lavoura cafeeira em expansão. Com a extinção do tráfico de escravos – 1850 – e o fim da escravidão – 1888 –  a solução encontrada foi a contratação em massa de imigrantes europeus. Nos primeiros anos do século XX, a saída dos imigrantes europeus dos campos, rumo às capitais fazia com que a procura de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café fosse muito grande.


É nesse período de carência de força de trabalho que se iniciam a imigração japonesa para o Brasil. Em 6 de novembro de 1907, agindo de acordo com o artigo 36 do decreto estadual nº 1458, o governo de São Paulo assinou contrato com Companhia Imperial de Emigração do Japão (Kokoku Shokumin Kaisha). O documento previa o transporte de 3.000 japoneses ao Brasil, em parcelas anuais de mil pessoas.


A regulamentação do contrato:

 

De acordo com os decretos que regulamentaram a imigração, dentre outros pontos, seriam considerados imigrantes somente os passageiros de terceira classe. As companhias de navegação ou armadores não poderiam admitir em seus vapores ou navios imigrantes portadores de doenças contagiosas, vícios orgânicos, defeitos físicos que os tornassem inaptos para o trabalho, dementes, mendigos, vagabundos e criminosos. Os imigrantes deveriam vir constituídos em famílias de, no mínimo, três pessoas aptas para o trabalho (entre 12 e 45 anos).

2018 é um ano especial para os descendentes de japoneses no Brasil. Neste ano, a Imigração Japonesa ao Brasil completou 110 anos. Foi em 18 de junho de 1908 que o navio Kasato Maru atracou em Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses. 

No decorrer desta história, nipo-brasileiros têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil e conquistado a confiança do povo, fortalecendo as relações amistosas entre o Brasil e o Japão. 

ACBJ

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Entenda o que são as luzes em sequência vistas no céu da região de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é encontrado morto por familiares no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Londrina e Cambé neste sábado

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.