Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Imigrantes hondurenhos avaliam opções após serem barrados pelo México

20 out 2018 às 20:25
Por: Estadão Conteúdo

Centenas de imigrantes hondurenhos encalhados na fronteira da Guatemala com o México começaram a voltar para casa neste sábado, enquanto outros tentaram atravessar o rio que divide os dois países, numa tentativa desesperada de continuar sua marcha para o norte. A caravana norte-americana com cerca de 5 mil imigrantes hondurenhos foi parada pela polícia mexicana nesta sexta-feira, quando tentava atravessar a fronteira sul do México. Centenas de pessoas passaram a noite na ponte internacional sobre o rio Suchiate, uma vez que as autoridades mexicanas restringiram a entrada de requerentes de asilo, dando prioridade a mulheres com filhos.

O Ministério do Interior do México informou neste sábado que 640 imigrantes que buscavam asilo foram admitidos, incluindo 104 crianças. Autoridades locais e federais do México e da Guatemala estão fornecendo alimentos e assistência médica aos imigrantes que estão em dificuldades.

O presidente hondurenho, Juan Orlando Hernandez, disse que cerca de 1,9 mil hondurenhos já voltaram para casa. Será oferecido ao grupo "um pacote de oportunidades" para melhorarem suas vidas, disse Hernandez em entrevista coletiva na Cidade da Guatemala, sem dar detalhes sobre a proposta. Autoridades guatemaltecas estimam que o número de pessoas que voltam para casa não é tão grande. Cerca de 800 pessoas deixaram a cidade neste sábado em ônibus, informou uma autoridade da imigração da Guatemala.

Enquanto alguns voltam, outros buscam alternativa para seguir viagem. Segundo Carlos Martinez, dono de uma jangada improvisada usada para contrabandear pessoas e mercadorias entre os dois países, cerca de 300 viajantes hondurenhos cruzaram o rio ilegalmente desde sexta-feira. Atravessar ilegalmente é arriscado por causa da forte presença policial mexicana do outro lado do rio. Cerca de 500 policiais foram implantados na fronteira nos últimos dias. Se detidos, aqueles que cruzam o rio serão deportados.

O presidente Hondurenho disse que os participantes da caravana foram manipulados para uma perigosa jornada por causa de falsas promessas. "Por razões políticas, o desespero dos seres humanos é usado para obter vantagem", disse Hernandez a seus compatriotas após se encontrar com o presidente guatemalteco Jimmy Morales, sugerindo que a oposição política interna está tentando desacreditar seu governo.

Outras notícias

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

A marcha, que enfureceu o presidente dos EUA, Donald Trump, começou na semana passada com cerca de 200 pessoas. Elas se reuniram em San Pedro Sula, uma perigosa cidade hondurenha, com a ideia de seguir em uma caravana para os EUA. Os membros do grupo foram encorajados a tentar a sorte porque imigrantes que viajaram em uma caravana anterior havia recebido o status de refugiado nos Estados Unidos, disse Eldan Cruz, consultor de comunicação em San Pedro, que disse conhecer alguns dos organizadores.

Os primeiros recrutas da caravana receberam a informação sobre o grupo por WhatsApp. Então, a mídia local começou a cobrir os preparativos da caravana e o número de pessoas que se inscreveu aumentou. "É um caso de histeria coletiva", disse Cruz. Ele acredita que a caravana foi resultado da pobreza e do desespero que existe em Honduras, e não por causa de conspiração política.

Neste sábado, Trump elogiou a postura mexicana. "Nós realmente agradecemos o que o México fez na fronteira", disse, durante comício em Nevada. "Agora o México respeita a liderança dos Estados Unidos". Para o presidente norte-americano, a caravana foi organizada por pessoas "más" e que também tinha pessoas "más".

Fonte: Dow Jones Newswire

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo
Imagem de destaque

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mundo

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Criança de 5 anos morre ao cair de janela do banheiro do 12º andar de prédio

Cidade
Londrina e região

Demissão de professoras em CEI de Londrina causa comoção e protesto de pais

Brasil e mundo
Brasil

Mãe de Mel Maia é encontrada morta em casa, aos 53 anos, no Rio de Janeiro

TAROBA FM - Noticia dos Famosos Londrina
Brasil

Sandrão diz que andava armado em Tremembé e detona série: "Mentira"

Brasil e mundo
Brasil

Pai e madrasta têm prisão preventiva decretada após polícia achar corpo de criança esquartejada

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora

Podcast PodFala com a Tai | EP 5 | Música, Carreira e Paixão | Mateus Moretti

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.