Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Justiça obriga Casa Branca a receber jornalista; embate com Trump é frequente

17 nov 2018 às 05:20
Por: Estadão Conteúdo

A justiça federal determinou na sexta-feira, 16, em decisão liminar (provisória) que a Casa Branca devolva a credencial a Jim Acosta, jornalista da rede de televisão CNN. Acosta teve a credencial para cobrir a Casa Branca suspensa no dia 7 depois de discutir com o presidente Donald Trump durante entrevista coletiva. Na terça-feira, a CNN decidiu levar o caso à Justiça.

Ainda na sexta, a Casa Branca informou que devolverá temporariamente as credenciais de Acosta e Trump afirmou que o governo está escrevendo "regras e regulamentos" para os repórteres. Ao comentar o caso, o presidente disse que "as pessoas precisam se comportar" e se jornalistas não seguirem regras "acabaremos de novo nos tribunais e ganharemos". Questionado sobre o que significariam os regulamentos, ele respondeu: "Decoro. Você não pode fazer três, quatro perguntas e permanecer em pé, não se sentar".

O resultado nesta primeira etapa na justiça é considerado uma vitória da CNN e dos meios de comunicação, mas ainda limitado. A rede de TV argumentou à Corte que Trump e outros cinco funcionários violaram a 1.ª Emenda à Constituição americana, que assegura a liberdade de imprensa, e a 5ª Emenda, que assegura o devido processo legal - por retirarem a credencial sem aviso prévio.

Nomeado por Trump, o juiz Timothy J. Kelly, da Corte do Distrito Federal, entendeu que o governo violou o devido processo legal no caso, mas ressaltou que sua decisão não abarcava uma interpretação sobre a 1ª Emenda. O mérito do processo ainda será analisado nas próximas semanas.

A decisão da CNN de levar o caso à justiça foi considerada uma escalada no clima de tensão entre Trump e os veículos de comunicação. O presidente tem qualificado de fake news reportagens com as quais discorda e criticado os jornalistas.

Outras notícias

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

O embate entre Trump e Acosta é frequente e, na semana passada, atingiu um clímax quando o presidente se irritou com a insistência do jornalista em perguntar sobre a caravana de imigrantes que segue para os EUA. Uma funcionária da Casa Branca tentou retirar o microfone de Acosta, que rejeitou entregá-lo. "Já chega. Abaixe o microfone", disse Trump. "A CNN deveria se envergonhar de ter você trabalhando, você é grosseiro e uma pessoa horrível."

Em comunicado, a CNN e Acosta disseram estar "satisfeitos" com a decisão, mas esperam por uma decisão completa nos próximos dias. "Nossos sinceros agradecimentos aos que apoiaram não só a CNN, mas uma imprensa americana livre, forte e independente."

Outras associações e veículos comemoraram a decisão judicial. A organização União Americana de Liberdades Civis (Aclu, nas siglas em inglês) avaliou que a decisão "reafirma que ninguém, nem mesmo o presidente, está acima da lei" e a democracia é fortalecida quando jornalistas desafiam os líderes em vez de se submeterem a eles". Marty Baron, editor executivo do jornal The Washington Post, escreveu em sua conta no Twitter que a decisão era "uma vitória da 1ª Emenda e da imprensa livre e independente".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo
Imagem de destaque

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mundo

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motorista Marlene da Van morre aos 84 anos e sepultamento ocorre no Cemitério São Paulo

Cidade
Londrina e região

Senhor Churrasco inaugura segunda unidade na Estrada do Limoeiro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Família procura por jovem desaparecida há mais de um ano em Londrina

Cidade
Londrina e região

Furto em ônibus: cartões de vítima são usados em compras de alto valor em Londrina

Cidade
Londrina e região

Parque Arthur Thomas reabre na sexta-feira com orientações aos visitantes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora | Eduardo Consorte e Lucas Moura

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.