Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Monsanto terá de pagar R$ 1,1 bi a americano com câncer

13 ago 2018 às 09:42
Por: Redação Tarobá News

Um tribunal na Califórnia condenou o gigante agrícola Monsanto a indemnizar um homem que culpa o seu contacto durante anos com glifosato pelo cancro terminal que desenvolveu. É a primeira decisão judicial de um caso que envolve os efeitos do herbicida para a saúde humana.

Em reacção à sentença, a Bayer, que em Junho completou a aquisição da Monsanto, negou que o produto em questão seja cancerígeno e garantiu que vai recorrer da decisão.

O júri de um tribunal de São Francisco decidiu que a empresa deve indemnizar Dewayne Johnson, um ex-jardineiro que em 2014 foi diagnosticado com um linfoma, em 289 milhões de dólares (251 milhões de euros). Foi o contacto com Roundup, um herbicida comercializado pela Monsanto e que é um dos mais usados em todo o mundo, que provocou o desenvolvimento do cancro, agora em estado terminal, argumentou Johnson.

A decisão de condenar a Monsanto abre um precedente forte para as mais de cinco mil queixas deste género nos EUA, de acordo com a BBC.

A empresa vai recorrer da decisão, mesmo correndo o risco de ter de pagar juros sobre uma futura indemnização. “Vamos recorrer e continuar a defender vigorosamente este produto, que tem uma história de 40 anos de uso seguro e continua a ser um instrumento vital, eficaz e seguro para agricultores e outros”, disse o vice-presidente da Monsanto, Scott Partridge, citado pela CNN.

Outras notícias

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA; Veja o video

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

O caso de Johnson foi julgado de forma mais célere porque os médicos dizem que o antigo jardineiro de 46 anos estava em risco de morrer antes de haver um veredicto. Johnson apresenta lesões que cobrem 80% do corpo, diz a CNN, e em certos dias mal consegue falar.

O estatuto do glifosato, utilizado sobretudo para matar ervas daninhas, tem sido objecto de muita controvérsia. Em 2015, a Organização Mundial de Saúde concluiu que o glifosato — um componente químico criado em 1974 pela Monsanto, mas comercializado por centenas de empresas — tem um potencial carcinogénico para os seres humanos.

No entanto, as agências de protecção ambiental dos EUA e da União Europeia foram mais cautelosas nas suas apreciações e não recomendaram o abandono do glifosato. Em Novembro, o Conselho Europeu deu luz-verde à renovação da licença de utilização do produto por mais cinco anos, embora alguns países como a França tenham planos para abolir a utilização do glifosato nos próximos anos. Portugal, onde o glifosato é também o herbicida mais usado, absteve-se.

A linha de defesa das empresas que comercializam o glifosato é a existência de muitos mais estudos que apontam para a ausência de perigo da sua utilização do que o contrário. A própria investigação da OMS diz que o composto é "provavelmente" carcinogénico.

O advogado de Johnson, Timothy Litzenburg, disse, porém, que no caso em análise o que interessou ao júri foi a interacção entre o glifosato e outros componentes do Roundup, que produziram um "efeito sinergético" com potencial cancerígeno.

Leia mais em Público.com

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Entenda o que são as luzes em sequência vistas no céu da região de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é encontrado morto por familiares no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Londrina e Cambé neste sábado

Cidade
Londrina e região

Motorista baleado morre após colisão e capotamento na PR-545 em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.