Doze pessoas foram presas depois de 19 ataques na cidade de Buenos Aires, Rosário e nos subúrbios de Buenos Aires
A operação foi promovida pelo Tribunal Federal nº 11, a cargo do Dr. Claudio Bonadío, Secretário nº 21 da Dra. Carolina Lores Arnaiz.
A investigação começou em setembro de 2016, pois, após várias denúncias, os detetives detectaram uma organização dedicada à introdução de notas apócrifas no mercado, comprando mercadorias on-line.
O líder foi identificado dentro da banda, já investigada anos atrás em um caso que culminou em 2006 com o desmantelamento de uma organização criminosa.
Além disso, a Unidade fiscal, esse vigarista estava sendo investigado em dois casos, um com a intervenção do Tribunal Federal No. 2 de San Martin, pelo Dr. Alicia Vence, e outra com a intervenção do Tribunal Federal No. 11 pela Dr. Claudio Bonadio, eo último está investigando um número de pessoas, incluindo um homem apelidado de "burro".
Neste contexto, através da análise das comunicações telefónicas, a equipe FEDERAL UNIT Departamento de Pesquisa CRIMES DE FALSIFICAÇÃO PFA estabelecido que uma pessoa conhecida apenas como "Thomas", agiria como um organizador de distribuição e introdução de falsificações (pesos e dólares), o que seria feito através de pessoas diferentes.
O modus operandi escolhido por esta investigação, a "passar" e "enter" as falsificações no circuito financeiro estava comprando equipamentos high-end celular e tecnológico diferente, especificando as operações através de vários sites dedicados a esta categoria , como OLX, LET GO e ALAMAULA.
Com o passar do processo, o caso foi direcionado para os lugares certos, onde "produzidos" notas falsas, ambos os pesos argentinos e dólares norte-americanos, conseguindo também identificar as pessoas responsáveis pela distribuição e circulação desses bilhetes apócrifos.
Com o acúmulo de provas, foi informado o Magistrado Comptroller, que ordenou a busca de 19 residências envolvidas e a prisão de 12 pessoas identificadas na manobra. Entre eles há duas mulheres e cidadãos argentinos, paraguaios, uruguaios e italianos.
Dinheiro sequestrado: 1.603.705 dólares apócrifos; 5,706,500 de pesos falsos; 148 mil pesos legais; 6500 dólares; 105 euros e 70.000.000 milhões de guaranis.
Eles também apreenderam dois tiros, uma motocicleta; 47 telefones celulares; três guilhotinas; um laminador; 60 rolos termo sensitivos; cinco impressoras; 7100 folhas impressas; quatro impressoras OFFSET industriais; duas prensas, uma máquina de lavar roupa; duas Hotprint; uma máquina de lavar roupa: um soco: uma câmera gráfica: uma prensa; uma mesa de trabalho, um secador de folhas; 10 frascos de tinta OFFSET; 10 filmes; Consolas SONY PS3: - um LED curvo 55 PLG; Coluna musical e 55 gramas de picada de maconha.
Fonte : Iguzú Notícias