Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Mundo

Revisão de programas sociais está nos planos de Trump após reforma tributária

26 nov 2017 às 20:00
Por: Estadão Conteúdo

A revisão do sistema de bem-estar social dos Estados Unidos foi um dos objetivos do governo de Bill Clinton, começando com uma promessa de campanha para "acabar com o bem-estar como o conhecemos". Agora, o presidente americano, Donald Trump, deseja reformar o sistema de assistência social, aparentemente se mostrando a favor de uma política mais restritiva. Para ele, "as pessoas estão se aproveitando do sistema".

Trump, que vem sinalizando interesse pela questão há algum tempo, disse na semana passada que deseja resolver a questão após a reforma tributária, a qual ele deseja que passe até o fim deste ano. O presidente disse que as mudanças eram "desesperadamente necessárias em nosso país" e que seu governo em breve ofereceria planos para isso.

Por enquanto, Trump não ofereceu detalhes do que pretende fazer. A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse que detalhes provavelmente serão fornecidos no início de 2018. No entanto, as bases para um plano de reforma no sistema de assistência social já começaram na Casa Branca e Trump tornou seu interesse conhecido para os deputados republicanos.

O diretor de política de orçamento e vice-diretor do Conselho de Política Doméstica de Trump, Paul Winfree, disse que ele e outro funcionário foram acusados de "trabalhar em uma importante proposta de reforma de bem-estar". Ele afirmou que redigiram um decreto sobre o tema que delinearia princípios do governo e recomendações a agências que trabalhariam o assunto.

"O presidente realmente quer liderar isso", disse Winfree. "Ele emitiu essa mensagem de forma clara para nós. Iniciamos conversas com lideranças no Congresso para que saibam que essa é a direção em que estamos indo", comentou. Em outubro, Trump disse que o sistema de bem-estar estava se tornando um assunto "muito, muito sério e as pessoas estão se aproveitando dele".

Outras notícias

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA; Veja o video

Israel aceita proposta de cessar-fogo apresentada por Donald Trump

Vídeo: caminhão explode em cidade dos EUA e danifica quatro casas após vazamento

Em 1992, Clinton correu com a promessa de mudar o sistema, mas lutou para obter consenso em torno de um projeto de lei que dividiu os democratas e fez os republicanos pressionarem por mudanças mais agressivas. Quatro anos depois, o então presidente americano assinou uma lei que substituiu um direito federal com subsídios aos Estados, colocou um limite de tempo sobre o período em que as famílias poderiam obter ajuda, entre outros fatores. Desde então, Clinton atraiu as críticas de bairros liberais e, durante a campanha presidencial do ano passado, a democrata Hillary Clinton enfrentou ativistas que argumentaram que a lei de seu marido punia os mais pobres.

Funcionários do governo Trump já sugeriram que estão olhando para programas que visam combater a pobreza. A proposta orçamentária inicial de Trump para 2018, delineada em março, procurou reduzir acentuadamente o aumento do Medicaid, de subsídios para estudantes, entre outros programas sociais. "Se você tiver ajuda de programas de auxílio, mas é apto, precisamos que você volte ao trabalho", disse o diretor do orçamento da Casa Branca, Mick Mulvaney. Fonte: Associated Press.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Mundo
Imagem de destaque

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Mundo

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

Mundo

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Londrina tem alerta vermelho para onda de calor com riscos à saúde até segunda-feira

Cidade
Cascavel e região

Idosa de 74 anos é resgatada após ser exposta ao sol como "castigo" em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Obras dos três novos PAMs de Londrina sofrem novo atraso e entrega é prorrogada para 2026

Paraná
Cascavel e região

Batida frontal na BR-277 deixa quatro feridos graves em Palmeira

Cidade
Londrina e região

Caso Raphaelle Proferis completa um ano sem desfecho judicial; família cobra júri popular

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.