Todos os locais
Todos os locais
Mundo

Sem vencedor claro, prévia democrata em Iowa indica resultado ruim de Biden

05 fev 2020 às 07:11
Por: Estadão Conteúdo

O resultado parcial das prévias em Iowa, divulgado ontem, surpreendeu ao mostrar o moderado Pete Buttigieg na liderança, com uma estreita margem à frente do senador Bernie Sanders. O anúncio preliminar indicou um resultado ruim do ex-vice-presidente Joe Biden - um quarto lugar - e não escondeu o caos da noite anterior, quando a direção estadual democrata admitiu "inconsistências" na tabulação dos resultados.

Com problemas técnicos na apuração, os democratas mergulharam em uma crise interna já na largada da campanha presidencial. Pela primeira vez, o partido demorou quase 24 horas para começar a liberar as informações. Os resultados incompletos não aliviaram a tensão das campanhas eleitorais.

Em conversa por telefone com representantes partidários, o diretor do Partido Democrata em Iowa, Troy Price, rejeitou dar um cronograma completo da divulgação dos resultados e tampouco respondeu se 100% dos votos serão conhecidos em questão de dias ou semanas.

Os partidos fazem prévias nos Estados para indicar o nome que desejam ver como candidato na eleição presidencial. Iowa é o primeiro Estado a votar.

Quem larga bem em geral é beneficiado por um efeito cascata. Neste ano, o cenário embolado já jogaria naturalmente atenção para as próximas três disputas: New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul. A falta de divulgação de resultados no tempo esperado acrescentou novo componente de instabilidade.

Outras notícias

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

O presidente Donald Trump aproveitou a confusão para ridicularizar os democratas e declarar-se como o grande vencedor da noite. A desorganização pode levar o Estado, que tem menos de 1% da população do país, mas um peso político importante, a perder a prerrogativa de ser o primeiro a definir as indicações.

Desempenho

Com 62% dos votos apurados, Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, no Estado de Indiana, tinha 26,9% dos votos. Até ontem, ele aparecia em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto em Iowa, atrás de Sanders e de Biden - que estavam empatados na primeira posição. Segundo os resultados preliminares, Sanders tinha 25,1% dos votos. Se o placar final fosse esse, cada um dos dois receberia o mesmo número de delegados na convenção partidária em julho.

O voto dos eleitores nas prévias define a quantidade de delegados que cada candidato terá direito na convenção nacional. Os candidatos passam a ter um número de representantes proporcional ao apoio que tiveram entre os eleitores nos Estados - exceto nos Estados em que o vencedor leva todos os delegados. Quem obtiver a maioria dos 3.979 votos do partido na reunião da sigla é o nomeado candidato. Em Iowa, estão em jogo 41 delegados partidários. Na prática, portanto, Sanders e Buttigieg estariam empatados.

Segundo os resultados preliminares, Biden aparece em quarto lugar, com 15,6% dos votos, atrás de Elizabeth Warren, com 18,3%. A senadora Amy Klobuchar tinha 12,6%, Andrew Yang, 1,1%, e Tom Steyer, 0,3%. Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, não fez campanha e não participou da votação.

A campanha de Sanders ainda calcula que o senador saia vitorioso no Estado, quatro anos após receber 49,6% dos votos contra 49,9% de Hillary Clinton.

A surpresa em torno de Buttigieg não está em sua liderança, já que o resultado final pode mudar. A vitória parcial do prefeito é aparecer com uma folgada vantagem sobre Biden. Os dois disputam a mesma faixa do eleitorado: democratas centristas que acreditam que um candidato moderado é o mais apto a vencer Trump em novembro.

Com 37 anos, Buttigieg é o mais novo entre os mais bem colocados. Ele foi prefeito de uma pequena cidade do Estado de Indiana, é religioso e o primeiro candidato à Casa Branca declaradamente gay. Diferentemente de Biden, ele tem baixa rejeição entre jovens progressistas, apoiadores de Warren e de Sanders.

Uma série de mudanças foi implementada neste ano, entre elas a necessidade de computar e reportar três dados: o número de votos de cada candidato na primeira e na segunda rodadas de consulta e a proporção de delegados que os candidatos terão direto na convenção partidária. Como Iowa faz suas prévias em formato de caucus - um tipo de assembleia -, há possibilidade de um realinhamento dos eleitores em um segundo turno de votação.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Mundo
Josué da Cunha

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Mundo

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Mundo

Charles III é proclamado soberano do Reino Unido

Mais Lidas

Cidade
Brasil

Acidente no Centro de Londrina deixa motoristas feridas e carro tombado

Cidade
Londrina e região

Homem morre após ter uma parada cardiorrespiratória no Calçadão, em Londrina

Cidade
Londrina e região

UBSs não funcionam nesta sexta-feira com mudança de feriado em Londrina

Cidade
Londrina e região

"Tijolinho" é desocupado durante ação da polícia; proprietário pretende demolir prédio

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.