A Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Armada Paraguaia (AP), em cooperação mútua internacional, informam que há 203 pessoas de nacionalidade paraguaia na região aduaneira do Paraguai.
Destas, 87 mulheres e crianças estão em albergues temporários instalados na estrutura predial da aduana paraguaia. E 116 homens estão na Ponte Internacional da Amizade (PIA) próximos à barreira móvel.
A saber, as decisões relacionadas aos trâmites de ingresso no território paraguaio são oriundas de diretrizes dispostas pela presidência da República Paraguaia, e coordenadas pelo Conselho Nacional de Defesa, sediado em Assunção, Paraguai.
E o cumprimento das determinações cabe à Armada (Marinha) do Paraguai, a qual tem realizado medidas de contenção, preventivas de contaminação, de translados aos albergues sanitários, além das humanitárias, com o provimento de banheiros químicos, alimentação e hidratação aos paraguaios.
E a PRF e PF têm realizado o monitoramento sistemático da situação, com o atendimento à imprensa por meio de atualizações concentradas e constantes das informações de modo a possibilitar o esclarecimento social, além da cooperação em ações humanitárias em apoio aos paraguaios.
Assessoria de imprensa - AP - Assunção