Vídeos divulgados pelo Comando das Nações Unidas mostram imagens de uma dramática tentativa de fuga de um soldado sul-coreano em direção à Coréia do Norte. Os dois países estão oficialmente em guerra há 70 anos. As imagens mostram o homem dirigindo um veículo militar em alta velocidade na direção da fronteira.
Depois que o veículo fica atolado a poucos metros da linha que divide as duas nações, ele decide fugir a pé e se torna alvo dos disparos de diversos soldados norte coreanos. Outras imagens mostram os soldados sul coranos do outro lado da fronteira se arrastando no chão para não se expor aos tiros. Eles conseguiram resgatar o desertor, que foi resgatado e agora está na Coreia do Sul.
O soldado recebeu cinco tiros e foi submetido a cirurgia. De acordo com o médico que coordenou a operação, ele está estável e permanecerá na unidade de tratamento intensivo. O médico afirmou que o militar apresenta sintomas de "estresse psicológico severo e depressão, além de possuir diversas lombrigas intestinais que causaram a infecção dos órgãos atingidos pelos tiros.
Fonte: EFE
Vídeo: Bloomberg