Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

32 anos: servidores contam história e relatam orgulho de ser Huop

31 mai 2021 às 11:00
Por: Redação Tarobá News

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) completa 32 anos neste dia 31 de maio de 2021, mas a história da instituição inicia ainda na década de 70, e conta com muitas histórias, dificuldades e superações. Nesse aniversário, quem conta essa história são servidores, que passaram por diversos momentos dessa trajetória, e que inclusive ingressaram no hospital nos primeiros plantões. “Eram poucos médicos no início. Eu acabei no primeiro plantão, no Pronto Socorro e na UTI para começar”, conta o médico cardiologista, José Fernando Martins.

As dificuldades eram muitas, de acordo com os servidores, que contam sobre a falta de funcionários e até mesmo medicamentos. “Não tinha enfermeira em cada setor, e nem mesmo médicos. Era complicado ter que chamá-los em outras unidades”, diz a técnica de Enfermagem, Jeni Hotz. “Também passamos por momento de falta de materiais, falta de medicamentos. Lembro que às vezes não havia nem mesmo dipirona para administrar nos pacientes. Foram momentos de muita dificuldade”, conta a enfermeira Nelsi Stormoski Ferreira.

E não apenas as equipes de assistência passaram por momentos críticos. Francisca Beatriz, hoje aposentada e que já atuou nos setores da Lavanderia, Costura, Cozinha e Apoio, relata que o trabalho fora do horário era essencial para garantir o atendimento. “Os motoristas vinham até mesmo me buscar à noite ou no fim de semana de folga. O hospital não para”, diz.

TRANSFORMAÇÃO

O Hospital Regional na época, tinha uma grande demanda de atendimentos na região. Eram 180 leitos, quando foi inaugurado em 31 de maio de 1989, e mesmo enfrentando dificuldades, expandiu e se tornou referência. “Antes da inauguração achavam que era um hospital muito caro para ser tocado, precisamos mostrar a viabilidade do hospital para região. Sonha em tirar o Hospital Universitário da cidade de Cascavel. Não tem como”, enfatiza José Fernando, que também foi diretor da instituição na época em que foi realizada a transformação do Hospital Regional de Cascavel para Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). “Não caberia continuar como Hospital Regional, pois os hospitais universitários tinham mais investimentos. Então lutamos por isso, para agregar o curso de Medicina e outros cursos da saúde. Foi uma luta que valeu à pena”, enfatiza o médico.

Outras notícias

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Estado vai enviar projeto de lei para reduzir em 55% o custo dos exames da CNH no Paraná

E quem viu essa transformação comenta que os resultados foram muito positivos. “O atendimento na época em que era Regional era bom, mas como universitário ficou ainda melhor. O atendimento ficou mais especializado e os residentes dão um grande suporte para o atendimento de toda a região. Tenho muito orgulho e satisfação de ainda estar aqui”, conclui a auxiliar administrativo, Genilda Fátima de Souza Baroni.

NÚMEROS

O Huop conta hoje com 279 leitos hospitalares e é referência no atendimento da macrorregião, que abrange cerca de 2 milhões de habitantes. O número de atendimento mais expressivo é do Pronto Socorro. A média mensal da unidade é de 800 pacientes. Com relação às cirurgias, a média aponta 370 mensais no Centro Cirúrgico, e no Centro Obstétrico, 350 partos mensais. Contemplando o atendimento, são mais de 70 mil exames por mês no laboratório e 6 mil no Centro de Imagens. O Huop ainda tem o atendimento assistencial no ambulatório. São mais de 45 especialidades e 3 mil atendimentos mensais.

O hospital hoje é referência no atendimento em alta complexidade, como Ortopedia, Neurologia, Buco-Maxilo-facial, serviço de hemodinâmica, doenças vasculares, gestação de alto risco, pacientes com HIV e doação de órgãos. “Não existe como pensar na saúde pública da nossa região sem o Huop. Ele desempenha um papel muito importante no atendimento da região, e não tenho dúvidas que deve crescer e contribuir ainda mais como um grande hospital de ensino e assistência de excelência”, afirma o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber.

O Diretor Geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, também ressalta a evolução do Huop, além disso, a qualidade do atendimento. “Sempre tem coisas novas para se pensar, adequar e expandir, e com toda certeza todos aqui dentro prezamos por um bom atendimento. O Huop não para e tem muito a contribuir para a população de toda região”, finaliza.

COVID-19

A pandemia ainda não acabou, e o Huop hoje é referência para atendimento de pacientes com Covid-19. A abertura dos leitos, exclusivos para esse atendimento, começou em março de 2020, e de forma gradativa chegou a 70 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já são mais de 1,2 mil pacientes atendidos nesse um ano de pandemia.

ASSESSORIA

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PCPR prende investigado por estupro de vulnerável e resgata adolescente em Imbituva

Paraná
Imagem de destaque

Paraná será um dos primeiros estados do Brasil a ofertar curso técnico de IA na rede pública

Paraná

Gleisi deixará articulação do governo Lula para disputar Senado no Paraná

Paraná

Pagamento do IPVA já chega perto de 70% em algumas cidades do Paraná; veja a lista

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Acidente na PR-445 termina em morte e deixa feridos entre Londrina e Cambé

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em residência na zona rural de Ibema

Brasil e mundo
Brasil

CNH sem autoescola deixa de ser aplicada e governo fará devassa nos Detrans

Cidade
Londrina e região

Despedida emocionante: parentes e amigos prestam última homenagem a Valdir de Oliveira

Cidade
Londrina e região

Entenda o caso: corpo de homem desaparecido é encontrado semicarbonizado em Bela Vista do Paraíso

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Podcast Arte do Sabor | EP 8 | Por que existem tantos azeites?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.