Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Agepar passa a fiscalizar concessões de serviços públicos de trânsito

18 dez 2020 às 15:38
Por: Agência Estadual de Notícias

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na quinta-feira (17) a Lei Complementar número 230, que inclui serviços públicos na área de trânsito concedidos à iniciativa privada entre aqueles fiscalizados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná - Agepar. 

Com a sanção, a Agepar poderá atuar na fiscalização e regulação do contrato de concessão dos pátios veiculares, o primeiro de uma série de projetos do programa de parcerias do Estado. Estão incluídos na concessão os serviços de remoção e guarda de veículos, gestão dos pátios e preparação para leilões veiculares do Detran-PR. 

O projeto dos pátios veiculares vai economizar cerca de R$ 10 milhões mensais do caixa do Detran.  A previsão é que a licitação ocorra em março de 2021. 

“As parcerias com o setor privado são um modelo adotado com sucesso há muito tempo em países do primeiro mundo. Todos ganham”, afirma o governador. “As concessões geram economia para o Estado, que pode utilizar melhor seus recursos, e melhoram a prestação de serviços para a população, com uma gestão profissionalizada”, disse ele. “É isso que estamos buscando, qualidade, economia e eficiência”, reforça. 

BENEFÍCIOS - A concessionária vai agregar maior qualidade e eficiência na prestação dos serviços em função da expertise na área e de mecanismos menos burocráticos e mais ágeis permitidos ao setor privado. Além disso, a concessão também vai liberar o efetivo da Polícia Militar, que hoje é responsável por transportar os veículos apreendidos e cuidar dos pátios veiculares, para atividades de segurança.  

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

O projeto da PPP dos pátios foi desenvolvido pelas equipes do Detran, do BRDE e da Superintendência Geral de Parcerias, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.  

De acordo com o superintendente geral de Parcerias, Pedro Paulo Guerreiro, será adotado o modelo de concessão comum, na qual o valor pago pelos usuários remunera a concessionária. A empresa privada fará a gestão dos pátios e o leilão dos veículos que não forem retirados pelos proprietários. 

PRÓXIMOS – Guerreiro adianta que estão em preparação outros projetos do programa de concessão do Estado nas áreas ambiental, de segurança pública e de saúde, que devem ser viabilizados em 2021.  

“Diferente da privatização, nas parcerias o Estado permanece com o controle e poder fiscalizatório, e a empresa concessionária deve seguir indicadores de qualidade previstos em contrato”, explica. Todo o processo é acompanhado e fiscalizado ao longo do período contratual

LEI COMPLEMENTAR - O texto da lei sancionada pelo governador Ratinho Junior altera dispositivos da Lei Complementar 76, de 21 de dezembro de 1995, que dispõe sobre concessões e permissões, e da Lei Complementar 222, de 5 de maio de 2020, que trata do funcionamento e área de atuação da Agepar. 

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.